Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/10362/5347| Título: | Percurso pela Alfama Arqueológica |
| Autor: | Noivo, Maria Inês de Brito Câmara |
| Orientador: | Gouveia, António Camões Leitão, Manuela |
| Palavras-chave: | Arqueologia Arqueologia Urbana Museu Serviço Educativo Visita de Estudo Educação Patrimonial Escola |
| Data de Defesa: | Abr-2010 |
| Editora: | Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa |
| Resumo: | O tema central deste trabalho de projecto é contribuir para o conhecimento da importância da Arqueologia em Lisboa numa vertente educacional. Optou-se pela Arqueologia porque encerra grande complexidade e exigência na montagem de discursos expositivos e de divulgação, e porque claramente não potencia em Lisboa os recursos que gera. Elegeu-se um público muito específico, o do Ensino Básico, 1º Ciclo, 3º e 4º anos, porque se trata de um destinatário deficitário em termos de oferta de actividades na área do património e da Arqueologia em Lisboa. Com base no conceito de “Arqueologia Urbana”, enquanto subdisciplina, procura-se abordar sinteticamente a prática arqueológica na capital, e caracteriza-se um dos seus maiores interventores, o Serviço de Arqueologia do Museu da Cidade, entidade municipal. Sendo Alfama um dos principais bairros históricos, encerra atributos singulares, enquadrando-se aqui a sua caracterização sociológica e as implicações que podem advir para o trabalho presente. Local com diversas pluralidades e enorme carga histórica, cingimo-nos às freguesias que fazem parte dos nossos pontos de paragem de visita, Sé e São Miguel. Propõe-se uma visita de estudo que contempla três soluções distintas de integração urbana de estruturas arqueológicas de Alfama, conjuntamente com as acções de preparação e exploração dos conteúdos. Os pontos a visitar interligam-se através da descoberta do próprio percurso, potencialmente adaptável à inclusão no futuro de locais novos e/ou alternativos. Pretende-se, desta forma, contribuir para estabelecer a relação Escola-Museu como entidades complementares na promoção do objectivo curricular «educação patrimonial. |
| Descrição: | Trabalho de Projecto apresentado para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Práticas Culturais para Municípios. |
| URI: | http://hdl.handle.net/10362/5347 |
| Aparece nas colecções: | FCSH: DH - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
| Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| marianoivo.pdf | 801,93 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.











