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dc.contributor.advisorPonte, Maria Cristina Mendes da-
dc.contributor.authorPostolache, Elena-
dc.date.accessioned2018-11-15T10:17:17Z-
dc.date.available2018-11-15T10:17:17Z-
dc.date.issued2018-10-12-
dc.date.submitted2018-07-05-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10362/51771-
dc.description.abstractNa sociedade atual, desde que nascem as crianças são inseridas num mundo dominado por meios digitais. Crescem em ambientes ricos em média e apropriam-se das novas tecnologias ainda nos primeiros anos de vida. Televisão, smartphones, tablets, consolas de jogos, computadores são alguns dos recursos digitais que permeiam o seu quotidiano. Os pais são vistos como os principais mediadores relativamente ao contacto das crianças destas idades com meios digitais, tendo também um papel relevante no seu desenvolvimento e bem-estar. No entanto, pouco se sabe sobre o desenvolvimento de hábitos digitais pelas crianças muito novas e como é que os pais e o ambiente familiar influenciam esse processo. O presente estudo faz uma tentativa de preencher essa lacuna realizando uma pesquisa empírica com quatro famílias de crianças até dois anos de idade, distintas nos seus aspetos culturais (naturalidade, religião, classe social, educação e profissão) e com residência em Portugal. O objetivo é analisar se e como a interação das crianças com tecnologias digitais nos primeiros dois anos de vida é moldada pelos modos como os pais geram acesso aos meios digitais e pelos diferentes contextos culturais dessas famílias. As conclusões do estudo indicam que o uso dos média digitais se tornou um comportamento normativo entre crianças muito pequenas, e enfatizam o quanto as novas tecnologias estão integradas nas práticas parentais e modos como estão condicionadas pelo ambiente cultural das famílias.pt_PT
dc.description.abstractIn today's society, children are born into a world dominated by digital media. They are growing up in media rich environments and appropriating new technologies even in their early years of life. Television, smartphones, tablets, game consoles, computers are some of the digital resources that permeate their everyday life. In this context, parents are seen as main mediators regarding children’s contact with digital media, having a relevant role in their development and well-being. However, little is known about the development of digital habits by very young children and how parents and the family environment influence this process. The present study makes an attempt to fill this gap by conducting an empirical research with four families of children up to two years of age. The four families, all living in Portugal, are different in their sociocultural aspects: place where they were born, religion, social class, education and occupation. The aim of the study is to analyze whether and how the interaction of children with digital technologies in the first two years of life is shaped by the ways parents provide their access to digital media and by the different cultural contexts of these families. The findings indicate that the use of digital media has become a normative behavior among very young children, and emphasize how new technologies are integrated into parental practices and conditioned by the cultural environment of families.pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectTecnologia Digitalpt_PT
dc.subjectCriançaspt_PT
dc.subjectMediação parentalpt_PT
dc.subjectMeios digitaispt_PT
dc.subjectDesenvolvimento infantilpt_PT
dc.subjectCultura familiarpt_PT
dc.subjectdigital mediapt_PT
dc.subjectParental mediationpt_PT
dc.subjectChild developmentpt_PT
dc.subjectFamily culturept_PT
dc.titleMediação parental do uso de tecnologias digitais por crianças com menos de dois anos em diversos contextos culturaispt_PT
dc.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameCiências da Comunicaçãopt_PT
dc.identifier.tid201987031pt_PT
dc.subject.fosDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Comunicaçãopt_PT
Aparece nas colecções:FCSH: DCC - Dissertações de Mestrado

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