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http://hdl.handle.net/10362/51484| Título: | Identidade da marca: análise da marca Autoridade Marítima Nacional |
| Autor: | Serôdio, Ivo Manuel Pais |
| Orientador: | Barreto, Ana Margarida |
| Palavras-chave: | Marca Identidade Imagem Stakeholders Reputação Autoridade Marítima Nacional. Brand Identity Image Reputation Portuguese Maritime Authority |
| Data de Defesa: | 28-Set-2018 |
| Resumo: | Potenciar as marcas como um ativo estratégico para as empresas e organizações é cada vez mais importante para o seu crescimento. Para tal, é essencial que as marcas conheçam os seus stakeholders e públicos, bem como as melhores formas de os distinguir e comunicar com eles, fortalecendo uma imagem positiva na sua memória. O presente estudo pretende aferir o nível de conhecimento existente e a perceção de alguns públicos acerca da Autoridade Marítima Nacional (AMN), distinguindo-os enquanto stakeholders desta organização. Estes públicos poderão influenciar ou ser influenciados pela AMN no decurso da sua atividade.
Na tentativa de perceber qual a posição desses públicos face à AMN, surgiu a pergunta de partida deste estudo: Qual a Imagem da Marca Autoridade Marítima Nacional junto do público externo (pescadores, praticantes de atividade náuticas, nadadores- salvadores, órgãos de comunicação social e público em geral)? Assim, ao conhecer a imagem que os diferentes públicos definidos têm da referida marca, o objetivo é perceber se a identidade institucional está alinhada com essa mesma imagem junto dos diferentes públicos-alvo.
Para isso foi efetuada a recolha de informações através da implementação e disponibilização online de um questionário, preenchido por voluntários dos cinco grupos de públicos. Os resultados obtidos foram depois segmentados consoante a questão e o público a que pertenciam, tendo sido feita a análise estatística e tiradas conclusões.
Neste estudo identificou-se que, apesar de a maioria dos públicos afirmar ter um conhecimento acima da média da AMN, na realidade todos fazem uma maior associação desta à Polícia Marítima. Isto é visível com mais evidência no público dos pescadores. No caso da imagem que os diferentes públicos têm da AMN, os Media são o público que tem uma imagem mais positiva. Em contrapartida, os pescadores são o público que detém uma imagem mais negativa da AMN, imagem essa que pode estar condicionada devido à sua relação com a Polícia Marítima.
Esta investigação pretende, por um lado, apoiar a AMN na sua comunicação diária, através do conhecimento que disponibiliza acerca dos diferentes públicos estudados e, por outro, incentivar à investigação e estudos semelhantes para outras marcas de serviços públicos. Empowering brands as a strategic asset for companies and organizations is increasingly important for their growth. To do this, it is essential that brands know their stakeholders and audiences, as well as the best ways of distinguishing and communicating with them, strengthening a positive image in their memory. This study intends to assess the level of existing knowledge and the perception of some public about the Portuguese Maritime Authority (AMN), distinguishing them as stakeholders of this organization. These audiences may influence or be influenced by AMN in the course of its activity. In an attempt to understand the position of these publics towards the AMN, a main question arose during this study: What is the brand image of the Portuguese Maritime Authority to the external public (fishermen, nautical practitioners, swimmers, social and general public)? Thus, the objective is to understand if the institutional identity is aligned with this same image among the different target audiences. For this purpose, information was collected through the implementation and disclosure of an online questionnaire filled out by volunteers from the five groups of audiences. The results were segmented next according to the question and the public to which they belonged. Statistical analysis was performed for each of the questions under study, from which different conclusions were drawn. In this study it was identified that, although the majority of the publics have a knowledge of the AMN which is considered to be above the average, all of them make a greater association of this entity with the Maritime Police. This is most clearly visible in the fishermen's public. In the case of the image that different publics have of the AMN, the Media is the public that has a more positive image. On the other hand, the fishermen are the public that holds a more negative image of the AMN, an image that may be conditioned due to its relationship with the Maritime Police. This research intends, on the one hand, to support the AMN in its daily communication, through the knowledge it provides about the different publics studied and, on the other hand, to encourage research and similar studies for other brands of public services. |
| URI: | http://hdl.handle.net/10362/51484 |
| Designação: | Ciências da Comunicação |
| Aparece nas colecções: | FCSH: DCC - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
| Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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| Dissertação Mestrado_43814_Ivo Serôdio.pdf | 1,2 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
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