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http://hdl.handle.net/10362/4996Registo completo
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.contributor.advisor | Silva, Manuel | - |
| dc.contributor.author | Correia, Filipe Gonçalo Marques | - |
| dc.date.accessioned | 2011-01-27T15:54:41Z | - |
| dc.date.available | 2011-01-27T15:54:41Z | - |
| dc.date.issued | 2010 | - |
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10362/4996 | - |
| dc.description | Dissertação apresentada na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa para a obtenção do grau de Mestre em Engenharia Civil - Estruturas e Geotecnia | en_US |
| dc.description.abstract | A circulação de veículos ferroviários sobre uma determinada via, provocam esforços que, por sua vez, se propagam para os meios subjacentes. Desta forma, no presente trabalho elaboraram-se vários cálculos numéricos e analíticos,para vias ferroviárias fundadas em diferentes solos de fundação e sujeitas a diferentes cargas a actuar sobre distintos carris, com o principal objectivo de determinar os esforços transmitidos às vias, nomeadamente os deslocamentos provocados por uma carga de roda, as forças transmitidas às travessas, a in uência que o espaçamento destes elementos apresentam, entre outros. O cálculo destes esforços por estas duas metodologias de cálculo, solução analítica e a solução numérica, permitiu efectuar uma comparação entre os resultados determinados através de ambas as soluções. Apresentam-se, também, os resultados obtidos para um estudo efectuado baseado numa simulação numérica de uma via ferroviária sujeita à acção de uma carga de roda dinâmica. Com a realização deste trabalho, veri cou-se que o estudo numérico aqui desenvolvido apresenta resultados muito semelhantes à solução analítica. Deste modo, o modelo numérico baseado no método dos elementos nitos, desenvolvido ao longo desta dissertação, permitiu,para além de simular de forma realista e completa situações verídicas de determinadas vias ferroviárias, superar as limitações que, eventualmente, surgem através do cálculo analítico,sendo, desta forma, uma excelente alternativa a este cálculo, nomeadamente para problemas dinâmicos onde este apresenta muitas limitações. | en_US |
| dc.language.iso | por | en_US |
| dc.publisher | Faculdade de Ciências e Tecnologia | en_US |
| dc.rights | openAccess | en_US |
| dc.subject | Via ferroviária | en_US |
| dc.subject | Modelo numérico | en_US |
| dc.subject | Solução analítica | en_US |
| dc.subject | Carga estática | en_US |
| dc.subject | Carga dinâmica | en_US |
| dc.subject | Modelo de Winkler | en_US |
| dc.title | Modelação e resposta de vias ferroviárias para cargas móveis | en_US |
| dc.type | masterThesis | en_US |
| my.embargo.terms | null | en_US |
| Aparece nas colecções: | FCT: DEC - Dissertações de Mestrado | |
Ficheiros deste registo:
| Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| Correia_2010.pdf | 906,51 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
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