Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10362/49133
Título: How Brazilian and Portuguese newsrooms use information visualization in journalism: a qualitative comparative analysis
Autor: Abras, Fernanda Barros
Orientador: Figueiras, Ana
Vicente, Paulo Nuno
Palavras-chave: Portugal
Brasil
Jornalismo
Data journalism
Information visualization
Narrative visualization
interactive visualization
jornalismo de dados
Visualização de informação
Visualização narrativa
Visualização interativa
Data de Defesa: 9-Jul-2018
Resumo: Data journalism is understood as a flow that encompasses at least four stages of data processing – gathering, filtering, analyzing and communicating – with the latter being developed preferably in digital media in order to include interactive visualizations. This practice has been led mainly by American and British publications and only recent incorporated by newsrooms in Brazil and Portugal. This study sought to investigate the field in both countries through a literature review, interviews with stakeholders and publications’ assessment. It was verified that the Brazilian media outlets are ahead of the Portuguese, mainly because the companies in Brazil have realized the value of structuring multidisciplinary teams – comprising programmers and/or designers beyond journalists – fully dedicated to the data journalism practice. In Portugal, media outlets remain either resorting to only one data journalist – who is often absorbed by the daily hard-news – or not institutionally recognizing the data journalism practice.
O jornalismo de dados é entendido como um fluxo que inclui pelo menos quatro etapas de processamento de dados – recolha, filtragem, análise e comunicação – com o ultimo estágio sendo desenvolvido em mídias digitais para que visualizações interativas possam ser incluídas. Essa prática tem sido liderada principalmente por publicações norte-americanas e britânicas e só recentemente vem sendo incorporada por redações no Brasil e em Portugal. Este estudo procurou investigar o campo de jornalismo de dados nos dois países por meio de uma revisão de literatura, entrevistas com as partes interessadas e avaliação de reportagens. Foi verificado que os veículos brasileiros estão à frente dos portugueses, principalmente porque as os meios de comunicação no Brazil perceberam o valor de estruturar equipes dedicadas exclusivamente ao jornalismo de dados que sejam multidisciplinares, incluindo programadores e/ou designers além de jornalistas. Em Portugal, as empresas jornalísticas ou têm apenas um jornalista de dados – que frequentemente é absorvido pela produção diária de notícias – ou não reconhecem institucionalmente a prática do jornalismo de dados nas suas redações.
URI: http://hdl.handle.net/10362/49133
Designação: Novos Media e Práticas Web
Aparece nas colecções:FCSH: DCC - Dissertações de Mestrado

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