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http://hdl.handle.net/10362/47631| Título: | Alocação adaptativa de tolerâncias com vista a ajustar o nível sigma da produção de sistemas mecânicos |
| Autor: | Henriques, David Miguel Cavaco |
| Orientador: | Mourão, António Requeijo, José |
| Palavras-chave: | síntese de tolerâncias aptidão de processos projecto mecânico controlo estatístico do processo Six-Sigma Teoria Axiomática de Projecto |
| Data de Defesa: | Set-2015 |
| Resumo: | Actualmente, as empresas responsáveis por produções em massa incorporam frequentemente conceitos de gestão da qualidade associados à metodologia Six-Sigma. A caracterização de uma actividade através de um nível sigma permite o controlo e a optimização operacional, com o intuito de atingir níveis organizacionais elevados. A aptidão de um processo (capability) de fabrico relaciona a tolerância especificada e a variabilidade intrínseca do processo. Na produção de conjuntos mecânicos, em que os vários componentes são produzidos em instalações diferentes, o aumento do nível sigma global está sujeito à capacidade dos processos responsáveis pelo fabrico de cada componente. As estratégias com maior utilização focam-se numa redução da variabilidade do processo para atingir uma determinada capacidade do processo, e não ponderam qualquer modificação do projecto para atingir o mesmo objectivo. Nesta dissertação apresenta-se uma metodologia de alocação adaptativa de tolerâncias dimensionais através de dados do controlo estatístico dos processos de fabrico. A metodologia apresentada visa a obtenção do conjunto de tolerâncias que permite atingir o nível sigma máximo disponível durante a produção, através do nivelamento das capacidades dos processos e minimização do conteúdo de informação – segundo o conceito da Teoria Axiomática de Projecto –, sem quaisquer intervenções sobre os processos de fabrico. A utilização de dados recolhidos pelo controlo estatístico dos processos permite adequar as tolerâncias especificadas a eventuais alterações nos processos de fabrico, desde que haja o conhecimento da cadeia de tolerâncias do sistema mecânico. Aplicou-se a metodologia a um caso, com o qual se demonstrou que é possível aumentar o nível sigma da montagem de um sistema mecânico através da alteração dinâmica das tolerâncias dos seus componentes sem interferir nos sistemas de produção. |
| URI: | http://hdl.handle.net/10362/47631 |
| Designação: | Mestre em Engenharia Mecânica |
| Aparece nas colecções: | FCT: DEMI - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
| Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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