Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10362/4662
Título: Análise dos manuais de língua portuguesa utilizados no ensino primário em Timor-Leste
Autor: Fonseca, Sabina
Orientador: Santos, Maria do Rosário Laureano dos
Osório, Paulo
Palavras-chave: Manuais escolares
ensino/aprendizagem
contexto sociocultural
Língua materna
Língua materna
Língua segunda
Língua estrangeira
Data de Defesa: Mar-2010
Editora: Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa
Resumo: A língua portuguesa, introduzida pelos missionários em Timor a partir dos meados do século XVI, foi a única língua oficial, de escolarização e de administração no território até 1975. Quando a Indonésia invadiu e ocupou o território, em Dezembro do mesmo ano, foi substituído pelo malaio indonésio (bahasa indonésia) até à realização do Referendo, em Agosto de 1999. Tendo sido proibido o seu ensino, o Português passou a ser uma língua desconhecida, usada apenas pela Igreja Católica e na clandestinidade. Era, como tal, desconhecida dos mais jovens, que tiveram uma escolarização em malaio indonésio. Desde que se viu livre da ocupação indonésia, Timor-Leste, o novo país lusófono do 3º milénio, decidiu concretizar o sonho vivido ao longo das duas décadas de ocupação, o de implementar o ensino do Português. A decisão foi unânime no 1º Congresso do CNRT em Agosto de 2000, na escolha do Português como língua oficial a par do Tétum.
Descrição: Dissertação apresentada para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Ensino do Português como L2 e LE
URI: http://hdl.handle.net/10362/4662
Aparece nas colecções:FCSH: DEPOR - Dissertações de Mestrado

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