Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/10362/46415| Título: | Comunicação de Ciência interdisciplinar: Um plano de comunicação para as Unidades de Investigação do ISCTE-IUL |
| Autor: | Garcia, Andreia Filipa de Jesus |
| Orientador: | Queiroz, Maria Inês |
| Palavras-chave: | Comunicação de Ciência ISCTE-IUL Interdisciplinaridade Unidades de Investigação Science Communication Interdisciplinarity Research Units |
| Data de Defesa: | 4-Jun-2018 |
| Resumo: | O acesso do público ao conhecimento cientifico tem vindo a ser uma crescente
preocupação. A ciência é a base fundamental na formação de um indivíduo, tendo um
papel fulcral no seu desenvolvimento, nomeadamente na tomada de decisões, quer
sejam individuais, quer sejam coletivas.
Recentemente a comunicação de ciência passou a ser uma prioridade nas
instituições científicas e unidades de investigação. Tem sido, assim, crescente a relação
entre o público e a ciência, aumentando as iniciativas que tem como finalidade
aproximar a ciência do público. Embora seja aos investigadores que cabe a tarefa de
produzir e de divulgar o conhecimento científico, os comunicadores de ciência
ganharam um papel fundamental nas instituições científicas, são eles que fazem a
ligação entre os investigadores, a comunicação social e o público.
Apesar deste crescimento da comunicação de ciência, existem ainda algumas
lacunas a colmatar em algumas instituições científicas e unidades de investigação e que
suscitaram o desenvolvimento deste projeto. Caracterizando-se o ISCTE-IUL como uma
research university, existem algumas falhas a nível comunicacional entre os
investigadores, sendo que a falta de comunicação entre eles foi umas das falhas
percecionadas, logo à partida. Este trabalho teve como objeto de estudo as oito
unidades de investigação do ISCTE-IUL e a interdisciplinaridade entre elas. O conceito
de interdisciplinaridade é fundamental no ensino e na investigação e surgiu aqui como
uma forma de colmatar a falta de comunicação e a troca de informações, que existe
entre os investigadores dos diferentes centros de investigação e das diferentes áreas.
O projeto de investigação foi desenvolvido com base num questionário a todos
os investigadores das oito unidades de investigação, onde foi possível perceber quais as
fragilidades existentes e qual a opinião dos mesmos acerca da falta de
interdisciplinaridade entre eles. Com este projeto de investigação pretendemos
colmatar essas falhas, criando novas ferramentas de trabalho que permitam superar as
dificuldades encontradas pelos investigadores, bem como conceber ferramentas que
levem os investigadores a colaborar mais entre si e a divulgarem os seus trabalhos de
investigação entre todos.
No presente projeto de investigação propõe-se um plano de comunicação para
as oitos unidades, com ações a serem desenvolvidas e implementadas de forma a
aumentar a interdisciplinaridade entre os investigadores e a melhorar a comunicação
entre todos. Public access to scientific knowledge has been an area of growing concern. Science is the fundamental basis in the formation of individuals, playing a central role in their development, namely in decision making, whether individual or collective. Recently, the science communication has become a priority for scientific institutions and research units. The relationship between the general public and science has leading to a growth in the number of initiatives aimed at bringing science closer to the public. The role of researchers is to produce and disseminate scientific knowledge. However, science communicators have been playing a key role in scientific institutions, since they promote the link between researchers, the media and the public. Despite this growth in science communication, scientific institution and research units still face, some gaps which need to be addressed, and led to the development of the current research project. ISCTE-IUL is well known as a research university. Nevertheless, some communication failures between researchers can be identified. Indeed, the lack of communication between researchers was one of the first perceived shortcomings. The eight research units of ISCTE-IUL are investigated, namely regarding the interdisciplinarity. In fact, the concept of interdisciplinarity is crucial as far as teaching and research are concerned. It has emerged as a way of bridging the lack of communication sharing among researchers of the various research units and knowledge areas. The current project was based on a survey conducted among the researchers of the eight research units. Based on the collected results it was possible to understand existing fragilities, as well as researchers opinions concerning the lack of interdisciplinarity on their joint activities. This research project aims to addressing existing flaws and creating new work tools that allow us to overcome the difficulties encountered by ISCTE-IUL researchers. Additionally tools were developed to stimulate researchers of the various research units to collaborate more closely and to disseminate the results of their joint research. A communication plan for the eight research units of ISCTE-IUL is proposed with specific activities to be developed and implemented in order to increase interdisciplinarity and to improve communication among ISCTE-IUL researchers. |
| URI: | http://hdl.handle.net/10362/46415 |
| Designação: | Comunicação de Ciência |
| Aparece nas colecções: | FCSH: DCC - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
| Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| Trabalho de Projeto Final_Andreia Garcia_nº50471_Mestrado comunicação de ciência.pdf | 1,61 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.











