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dc.contributor.advisorVicente, Paulo Nuno-
dc.contributor.authorDelmazo, Caroline-
dc.date.accessioned2018-09-10T13:56:28Z-
dc.date.available2018-09-10T13:56:28Z-
dc.date.issued2018-05-15-
dc.date.submitted2018-04-03-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10362/46159-
dc.description.abstractParalympic VR: an immersive experience is based on exploratory research and consists in the production of a 360 video-prototype that aims to give special access to the wheelchair basketball training universe, bringing the users close to Paralympic athletes without the need to hide the impairment or hyper focus on the stories behind the disability. Media coverage of Paralympic sports and the representation of disabled athletes have been changing, but still present a medicalised framing, a narrative where the athletes are commonly portrayed as heroes due to the overcoming of difficulties related to the impairment and not to the sports results. This present project work considers immersive journalism and the use of virtual reality technologies as the means by which an alternative approach and a better representation of Paralympians are possible. The project presents the description of the workflow process, detailing conceptualization decisions, technical aspects and, mainly, the challenges and lessons learned. A user study combining focus groups and online survey was also conducted in order to have insights about the experience of watching the video with the headset Samsung Gear VR. Feedback provided by participants indicated that the prototype accomplished its aim. Recommendations to improve future work were also gathered.pt_PT
dc.description.abstractParalympic VR: an immersive experience baseia-se em investigação exploratória e consiste na produção de um vídeo 360 graus que visa dar acesso especial ao universo de treino do basquete em cadeira de rodas, aproximando os utilizadores dos atletas paralímpicos sem a necessidade de ocultar a deficiência ou dar grande enfoque às histórias por detrás da deficiência. A cobertura do desporto paralímpico nos media e a representação dos atletas com deficiência está a transformar-se, mas ainda apresenta uma abordagem medicalizada, uma narrativa em que os atletas são comumente retratados como heróis devido à superação de dificuldades relacionadas à deficiência e não em virtude aos resultados desportivos. O jornalismo imersivo e o uso de tecnologias de realidade virtual são considerados no presente trabalho de projeto os meios pelos quais é possível uma abordagem alternativa e uma melhor representação dos atletas paralímpicos. O projeto apresenta a descrição de todo o processo de produção do vídeo-protótipo, detalhando decisões de conceito, aspectos técnicos e, principalmente, os desafios e lições aprendidas. Um estudo com utilizadores combinando grupos de foco e questionário on-line também foi conduzido para a recolha de perceções sobre a experiência de assistir ao vídeo com o headset Samsung Gear VR. Os comentários fornecidos pelos participantes indicaram que o protótipo atingiu seu objetivo. Importantes recomendações para a melhoria de futuras experiências também foram reunidas.pt_PT
dc.language.isoengpt_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectDesporto paralímpicopt_PT
dc.subjectRealidade Virtualpt_PT
dc.subjectParalympic sportspt_PT
dc.subjectWheelchair basketballpt_PT
dc.subjectVirtual Realitypt_PT
dc.subject360 videopt_PT
dc.subjectBasquete em cadeira de rodaspt_PT
dc.subjectVídeo 360pt_PT
dc.titleParalympic VR: an immersive experiencept_PT
dc.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameNovos Media e Práticas Webpt_PT
dc.identifier.tid201923513pt_PT
Aparece nas colecções:FCSH: DCC - Dissertações de Mestrado

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