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dc.contributor.authorPinto, João Ricardo-
dc.date.accessioned2018-08-08T22:11:22Z-
dc.date.available2018-08-08T22:11:22Z-
dc.date.issued2017-
dc.identifier.issn2014-4660-
dc.identifier.otherPURE: 3500118-
dc.identifier.otherPURE UUID: 5347814f-0fe8-4c79-8034-d36c7896281d-
dc.identifier.urihttps://www.sibetrans.com/etno/-
dc.descriptionUID/EAT/00472/2013-
dc.description.abstractAté ao início da década de 1960 a imprensa escrita, especialmente a que se dedicava de uma forma mais evidente ao mundo do espetáculo, desempenhava um importante papel na divulgação do trabalho desenvolvido por músicos, produtores musicais, editoras discográficas, entre outros. A publicação de notícias, críticas, entrevistas, ou reportagens ligadas ao campo musical, foram importantes não só por dar a conhecer a atividade em torno da música, como também por permitir o acesso a informação que não surgia noutros meios de comunicação. Na década de 1950 a imprensa escrita ganharia maior visibilidade ao organizar concursos musicais com base em intérpretes que já tinham as suas carreiras consolidadas, como por exemplo, o concurso das Rainhas da Rádio e da Televisão por parte da revista Flama. Contudo, a organização do concurso Vedetas Precisam-se, por parte dos responsáveis da revista Rádio e Televisão, que teve como principal objetivo encontrar novos intérpretes, foi um marco importante. Embora não sendo o primeiro evento competitivo organizado pela imprensa escrita, foi o primeiro em que se procurou criar novos artistas. Deste modo, a organização do concurso Vedetas Precisam-se em 1961, redefine o papel da imprensa escrita no meio mediático, ao tornar-se criadora de fluxos musicais. Embora o concurso fosse apenas o primeiro passo para atingir o objetivo pretendido, pois não era possível criar vedetas sem a colaboração de outros meios de comunicação, como por exemplo a rádio, televisão ou a indústria discográfica, este foi um evento que permitiu que jovens desconhecidos do mundo artístico tivessem a oportunidade de pisar os principais espaços de espetáculos portugueses, bem como estarem presentes nos diferentes meios de comunicação, ou seja, tornarem-se vedetas.en
dc.format.extent28-
dc.language.isopor-
dc.relationinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT/5876/UID%2FEAT%2F00472%2F2013/PT-
dc.rightsopenAccess-
dc.subjectImprensa escrita,-
dc.subjectConcursos musicais-
dc.subjectVedetas Precisam-se-
dc.subjectRádio e Televisão-
dc.subjectMedia-
dc.titleVedetas Precisam-se-
dc.typearticle-
degois.publication.firstPage183-
degois.publication.issue10-
degois.publication.lastPage210-
degois.publication.titleCuadernos de Etnomusicología-
dc.peerreviewedno-
dc.description.versionpublishersversion-
dc.description.versionpublished-
dc.title.subtitleo papel da revista Rádio e Televisão na criação de novos intérpretes em Portugal no início da década de 1960.-
dc.contributor.institutionInstituto de Etnomusicologia - Centro de Estudos em Música e Dança (INET-MD - NOVA FCSH)-
Aparece nas colecções:FCSH: INET-MD - Outros

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