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http://hdl.handle.net/10362/41284| Título: | Estudo e Proposta de Melhorias ao Layout de uma Oficina Industrial |
| Autor: | Alves, Diana Pimentel |
| Orientador: | Tenera, Alexandra Teixeira, Jorge |
| Palavras-chave: | Configuração por posição fixa oficina industrial análise de clusters |
| Data de Defesa: | Nov-2017 |
| Resumo: | Competitividade é dos termos que as empresas mais abordam, e as empresas ou conseguem adaptar-se e superam a concorrência ou entram em declínio. Para poder acompanhar os mercados, poderão enveredar por uma evolução mais tecnológica, no entanto será necessária uma grande capacidade financeira nem sempre existente. No entanto, pode também estudar hábitos que à partida são tomados como assertivos e que por vezes não passam de meras rotinas sem fundamento. São estes que permitam a sua evolução a muito baixo custo comparativamente com o investimento de novos meios produtivos. Uma forma de melhorar a capacidade produtiva sem ter que envolver grande capacidade financeira passa por definir corretamente a localização dos meios produtivos, ou seja alterar o layout. Segundo o princípio da economia do movimento, um layout eficiente tende sempre diminuir a distância entre os funcionários e ferramentas de trabalho necessárias às diversas operações. Tendo como base um caso de estudo numa oficina industrial, este trabalho teve como objetivo propor um layout alternativo ao layout atual uma vez detetados tempos de movimentações elevados. Durante todo o processamento, os veículos mantêm-se imobilizados e são os técnicos e as ferramentas que se movem até que a intervenção no carro esteja concluída, características típicas do layout fixo. Um algoritmo típico para redefinir o presente tipo de layout seria o CRAFT; no entanto, no caso nem todos os requisitos de entrada do algoritmo poderiam ser cumpridos, uma vez que na situação em estudo existe variabilidade de processos nos mesmos postos e trabalho. Como alternativa, desenvolveu-se então um método que permitiu o desenvolvimento de propostas de layout fixo, admitindo-se variabilidade de processos em cada posto de trabalho, baseado em análise de clusters. O objetivo deste trabalho foi concretizado na medida em que, aplicando o método desenvolvido foi possível propor melhorias ao layout existente que permitiram minimizar as movimentações e consequentemente aumentar a produtividade dos processos, tendo-se verificado no layout em estudo, uma redução do tempo de mudança e transporte de equipamentos e ferramentas na ordem dos 58%. |
| URI: | http://hdl.handle.net/10362/41284 |
| Designação: | Mestre em Engenharia Mecânica |
| Aparece nas colecções: | FCT: DEMI - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
| Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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| Alves_2017.pdf | 3,67 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
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