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http://hdl.handle.net/10362/40262Registo completo
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.contributor.advisor | Lopes, Ana | - |
| dc.contributor.author | Almeida, Miguel Artur Silva de | - |
| dc.date.accessioned | 2018-06-26T15:49:11Z | - |
| dc.date.available | 2018-06-26T15:49:11Z | - |
| dc.date.issued | 2018-03 | - |
| dc.date.submitted | 2018 | - |
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10362/40262 | - |
| dc.description.abstract | O desenvolvimento urbano e a consequente expansão das cidades com os problemas ambientais, sociais e económicos daí derivados, conduz à necessidade de integrar o conceito de sustentabilidade no seu crescimento. Um dos aspectos mais evidentes do Desenvolvimento Sustentável é a reabilitação urbana, com destaque para a recuperação de áreas degradadas. As zonas em frentes de água são, em muitos casos, exemplos vivos desta degradação e necessidade de reabilitação. O Desenvolvimento Sustentável, com as suas vertentes de Desenvolvimento e Planeamento Urbano integram a necessidade de estudar a viabilidade da reabilitação urbana nas zonas ribeirinhas segundo princípios do Desenvolvimento Urbano Sustentável, não só pelo grande desgaste que sofreram com a industrialização e posterior desactivação no pós-industrial, como também pelas suas potencialidades como espaços estratégicos para a melhoria da qualidade de vida. Com estes pressupostos, foi elaborado um projecto de reabilitação urbana numa extensão ainda não intervencionada na frente ribeirinha Norte de Almada. Feita a caracterização do local e da sua inserção no concelho de Almada, foi analisada a viabilidade de recuperar parte do edificado e a necessidade de construir de raiz novas estruturas, propondo fins para a sua utilização, nomeadamente, hotelaria, realização de eventos, comércio, serviços, habitação, residência para a terceira idade e uma piscina. Estudaram-se acessibilidades, estacionamentos ao ar livre e em silo, estratégias de circulação, assim como novos espaços verdes, considerando a harmonia entre a sua utilização e a manutenção da qualidade ambiental. Concluiu-se que o projecto se enquadra na evolução urbanística de Almada, nomeadamente da frente ribeirinha Norte, harmonizando-se com as intervenções já existentes e em curso – Cacilhas e Ginjal. Considera-se que esta intervenção pode ser viável e pode, ainda, contribuir para a melhoria da qualidade de vida da área em que se integra. | pt_PT |
| dc.language.iso | por | pt_PT |
| dc.rights | openAccess | pt_PT |
| dc.subject | Desenvolvimento Sustentável | pt_PT |
| dc.subject | Desenvolvimento Urbano Sustentável | pt_PT |
| dc.subject | Reabilitação Urbana | pt_PT |
| dc.subject | Frentes de Água | pt_PT |
| dc.subject | Princípios do Desenvolvimento Urbano Sustentável em Frentes de Água | pt_PT |
| dc.subject | Intervenções Propostas | pt_PT |
| dc.title | Desenvolvimento Urbano Sustentável Proposta de Intervenção | pt_PT |
| dc.type | masterThesis | pt_PT |
| thesis.degree.name | Mestre em Engenharia Civil – Perfil de Urbanismo e Transportes | pt_PT |
| dc.subject.fos | Domínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Engenharia Civil | pt_PT |
| Aparece nas colecções: | FCT: DEC - Dissertações de Mestrado | |
Ficheiros deste registo:
| Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| Almeida_2018.pdf | 9,87 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
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