Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10362/389
Título: Formação de jovens e participação social: um estudo sobre a formação de três jovens da Escola Família Agrícola de Porto Nacional - TO
Autor: Pereira, Erialdo Augusto
Orientador: Couceiro, Maria do Loreto
Data de Defesa: 2003
Editora: Universidade Nova de Lisboa: Faculdade de Ciências e Tecnologia & Université François Rabelais de Tours: Département des Sciences de l'Éducation et de la Formation
Resumo: O presente trabalho intitulado – Formação e Participação Social – Um estudo sobre a formação de três jovens estudantes da Escola Família Agrícola de Porto Nacional-TO, trata de uma investigação no campo das Ciências da Educação realizada na Escola Família Agrícola de Porto Nacional – TO. Trabalhei com a Metodologia das Ciências Sociais, especificamente Ciências da Educação, com o método qualitativo e com a triangulação das técnicas de recolha de dados – caderno de campo, análise de documentos e entrevista semi diretiva, no período de 2002 e 2003.. A Escola Família Agrícola de Porto Nacional trabalha com a Pedagogia da Alternância, que possibilita a formação dos jovens, filhos de camponeses, no Centro educativo – EFA, alternando com tempos de formação no seio familiar e nos seus coletivos de Origem. Esse trabalho de pesquisa teve como objetivo principal, compreender os processos formativos que levaram jovens camponeses a terem uma eficiente participação nas organizações coletivas desta região. Os principais teóricos base deste estudo são: Pineau, Couceiro, Demo, Freire, Gadotti, Warschauer, Pirrenoud, Gimonet, Nóvoa, Veiga, outros e documentos do movimento CEFFA’s. A pesquisa revela que a família, a comunidade, o movimento popular e a escola podem fazer um trabalho articulado, que favoreça a descoberta do estudante protagonista do desenvolvimento local, o que possibilita ser sujeito da sua aprendizagem e atuante nas organizações sociais existente no seu meio. Este trabalho se torna relevante por tratar da Educação do Campo, especificamente da Pedagogia da Alternância, espaço com pouca discussão no meio acadêmico brasileiro e conseqüentemente com raras publicações. O mesmo pretende contribuir com o movimento CEFFA’s no Brasil e com todos que se interessarem por educação do campo.
Descrição: Dissertação de mestrado em Ciências da Educação, na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa e do Diplôme d' Université François Rabelais de Tours
URI: http://hdl.handle.net/10362/389
Aparece nas colecções:FCT: UIED - Dissertações de Mestrado internacionais

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