Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10362/37911
Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorPelegrina, Marcos-
dc.contributor.authorA. Canal, Máicon-
dc.contributor.authorJulião, Rui Pedro Sousa Pereira Monteiro-
dc.contributor.authorKolosinski Obal, Karoline-
dc.date.accessioned2018-05-25T22:09:24Z-
dc.date.available2018-05-25T22:09:24Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.isbn978-989-20-6726-1-
dc.identifier.otherPURE: 4240368-
dc.identifier.otherPURE UUID: e0ee7727-6b8c-4abc-b0ac-6e6ca2e37a1b-
dc.identifier.otherORCID: /0000-0002-5625-9965/work/119162185-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10362/37911-
dc.descriptionUID/SOC/04647/2013-
dc.description.abstractNos últimos anos, com o desenvolvimento da tecnologia VANT (Veículos Aéreos Não Tripulados) criou-se uma nova plataforma para fotogrametria e abriram-se novas possibilidades para a produção cartográfica. No Brasil, esses equipamentos rapidamente dominaram o mercado e estão sendo utilizados em diferentes aplicações. De outra parte, ainda não existe uma legislação específica, regulamentado o seu uso, principalmente para produção demapeamentos. No entanto, já em 2012 a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) publicou a Instrução Suplementar n.º 21 002 (com base no Regulamento Brasileiro da Aviação Civil n.º 21 – RBAC 21) para Emissão de Certificado de Autorização de Voo Experimental para VANT, onde os mesmos só podem ser utilizados em pesquisas, desenvolvimento de produtos e treinamento de pilotos; também o Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) emitiu no dia 9 de Novembro de 2015 a Portaria n.º 415/DGCEA, que aprova a edição da já existente Instrução do Comando da Aeronáutica ICA 10040 em virtude da preocupação com a segurança com relação a aviões e pessoas; ou seja, houve apenas uma adequação para o uso de VANT da legislação já existente. Somente com a liberação da nova regulamentação de VANT pela ANAC, que deve ocorrer no primeiro semestre de 2016, é que o uso corporativo e técnico deste tipo de aparelho estará de fato regularizado. Neste sentido, o presente artigo tem comoobjetivo comparar as discrepâncias entre as coordenadas observadas no produto cartográfico gerado por VANT e as coordenadas de referência de uma base cartográfica preexistente de um município de pequeno porte aplicado aocadastro predial. Outrossim, fará uma discussão da precisão posicional do produto gerado por VANT frente à legislação cartográfica brasileira e o levantamento bibliográfico sobre legislação e regulamentações em vigorreferente aos VANT.en
dc.format.extent12-
dc.language.isopor-
dc.publisherCICS.NOVA/FCSH-
dc.relationinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT/5876/UID%2FSOC%2F04647%2F2013/PT-
dc.rightsopenAccess-
dc.subjectVANT-
dc.subjectCadastro Predial-
dc.subjectCadastro Multifinalitário-
dc.subjectMunicípios-
dc.subjectBrasil-
dc.titleAvaliação da qualidade geométrica de produtos cartográficos levantados por VANT aplicados ao cadastro predial em munícipio de pequeno porte no Brasil-
dc.typeconferenceObject-
degois.publication.firstPage37-
degois.publication.lastPage48-
degois.publication.titleI Seminário Internacional UAV-
degois.publication.titleI Seminário Internacional UAV-
dc.peerreviewedyes-
dc.description.versionpublishersversion-
dc.description.versionpublished-
dc.contributor.institutionDepartamento de Geografia e Planeamento Regional (DGPR)-
dc.contributor.institutionCentro Interdisciplinar de Ciências Sociais (CICS.NOVA - NOVA FCSH)-
Aparece nas colecções:FCSH: CICS.NOVA - Capítulos de livros nacionais

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Avalia_o.pdf969,32 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.