Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10362/3570
Título: O casaco dourado de Jean Paul Gaultier (n.1952-): conservação de alta costura (MUDE - Colecção Francisco Capelo)
Autor: Vieira, Marta Teixeira
Orientador: Macedo, Rita
Coutinho, Bárbara
Tomaz, Paula
Data de Defesa: 1-Jan-2009
Editora: FCT - UNL
Resumo: Pretendeu-se com esta investigação conservar o casaco dourado de alta costura criado por Jean Paul Gaultier (Arcueil, n.1952), que faz parte da colecção Francisco Capelo, actualmente integrada no MUDE – Museu do Design e da Moda (Lisboa, Portugal). Para conservar esta obra realizou-se um estudo histórico-técnico-artístico procurando preservar os valores e funcionalidade da obra. Este é um estudo inovador na conservação de têxteis contemporâneos dado que esta é uma obra complexa de grande singularidade e composta por uma grande diversidade material e procurou-se conhecer os materiais, a intenção criativa de Gaultier e os processos de degradação da sua obra. Para tal, recolheu-se informação sobre o casaco e a alta costura do criador em inquéritos à Casa Gaultier (Paris), entrevista ao coleccionador, através de contactos com diversos museus internacionais, e recorrendo a bibliografia e vídeos sobre os desfiles do criador. O estudo do casaco e das causas da sua degradação requereu uma caracterização material detalhada, para a qual se recorreu a diversas técnicas de exame e análise como a microscopia óptica (M.O), radiografia, a μ-EDXRF, a espectroscopia de FTIR, a HPLC-DAD-MS e ainda ICP-AES, o que permitiu delinear um plano de conservação adequado. Este plano incluiu medidas de conservação preventiva do casaco, a consolidação de elementos decorativos e o estudo de possíveis filmes protectores para a peça, testando nano filamentos de silicone e revestimentos de sílica produzidos pelo método sol-gel. O estudo aqui apresentado permitiu minimizar a perda de elementos decorativos da obra e testar formas de reduzir a degradação futura do forro. Permitiu ainda obter filmes hidro-repelentes e bastante homogéneos que poderão ser uma protecção futura adequada para o casaco, sendo apenas necessário testar a longevidade dos filmes obtidos em réplicas para garantir a conservação a longo prazo da obra.
Descrição: Dissertação apresentada na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa para obtenção do grau de Mestre em Conservação e Restauro
URI: http://hdl.handle.net/10362/3570
Aparece nas colecções:FCT: DCR - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Vieira_2009.pdf4,04 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.