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http://hdl.handle.net/10362/34076
Título: | Políticas da interpretação no teatro de ópera |
Autor: | Castro, Paulo Manuel Rego Ferreira de |
Palavras-chave: | Ópera Estética Política |
Data: | 2014 |
Resumo: | De que falamos quando falamos de políticas da interpretação no teatro de ópera? Entre outras coisas, do próprio alcance do conceito de interpretação, e portanto, de um conjunto de questões de que a filosofia se tem ocupado no âmbito da teoria hermenêutica: o lugar ontológico do sentido, a tensão entre reprodução e emergência do significado, a pretensa autoridade do autor, as miragens da fidelidade ao texto, a margem de arbitrariedade permitida ao intérprete, a atitude do “recetor” (designação, aliás, sumamente equívoca, assente num dualismo questionável). Podemos hoje subscrever o anátema lançado sobre (quase toda) a interpretação por Susan Sontag num texto célebre? Ou estamos inevitavelmente condenados, enquanto agentes culturais, à interpretação, senão mesmo aos excessos da sobre-interpretação? Os debates neste domínio estendem-se, na teoria como na prática, aos palcos do teatro de ópera, sobretudo no quadro das transformações dos critérios interpretativos musicais e da renovação das linguagens teatrais nas últimas décadas – naquilo em que alguns veem, euforicamente, uma reinvenção da ópera como espetáculo total, e outros, uma demonstração do niilismo pós-moderno. Quais as potencialidades e os limites de algumas das tendências atualmente em confronto, e quais as suas implicações no presente contexto politico-cultural, é o tema sobre o qual propomos uma reflexão. |
Descrição: | PEst-OE/EAT/UI0693/2014 |
Peer review: | no |
URI: | http://hdl.handle.net/10362/34076 |
Aparece nas colecções: | FCSH: CESEM - Documentos de conferências nacionais |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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PROG_Estetica_e_politica_2014.pdf | 132,25 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
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