Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10362/32885
Título: Pensar e sentir , em Rosseau: uma opção da subjectividade universal
Autor: Coelho, Sandra de Jesus Marques
Orientador: Aurélio, Diogo Pires
Palavras-chave: Sentir
Pensar
Subjectividade
Universalidade
Identidade
Alteridade
Feeling
Thinking
Subjectivity
Universality
Identity
Otherness
Data de Defesa: 16-Fev-2018
Resumo: O objectivo crucial da nossa investigação é o de compreender a questão da subjectividade universal em Rousseau (1712-1778), partindo da inextricável relação entre o pensar e o sentir, subjacente à sua obra. Para isso, debruçamo-nos sobre os seguintes textos: os discursos da década de 50 (Discours sur les sciences et les arts; Discours sur l’origine et les fondements de l’inégalité parmi les hommes), os textos de inícios da década de 60 (Essai sur l’origine des langues; Du Contrat Social; Émile, com especial enfoque na “Profession de foi du vicaire Savoyard”), de finais da década de 60 (Les Confessions) e, finalmente, a obra inacabada dos finais dos anos 70 (Les Rêveries du promeneur solitaire). Visamos mostrar como a relação simbiótica entre o pensar e o sentir não dita somente o sentido estilístico do autor, constituindo, sobretudo, um elemento essencial e integrante da subjectividade rousseauniana e dos seus traços distintivos – a sua universalidade específica, a relação identidade versus alteridade e, finalmente, a trilogia das teses (ideias/sentimentos) que se apresentam à consciência, a saber: a dialéctica ser/parecer (estátua de Glauco), a distinção entre estado de natureza (homem natural) e estado de civilização (homem civil) e a evitabilidade do (ab)uso do mal –. Só o eu, indagando pela sua identidade, numa introspecção pensada e sentida, consegue ir ao encontro daquela trilogia. Por exemplo, pensar o estado de natureza é também senti-lo em nós, no resgate emocional da própria razão. Procuramos dar a ver como este exercício de subjectividade só se dá, segundo Rousseau, em plena alteridade, na interacção social, fazendo-se repercutir no modo de ser e estar, quer na vida individual, quer na história colectiva dos homens. Neste contexto, intentamos compreender a visão que Rousseau apresenta da natureza do género humano com vista à aferição da felicidade que lhe convém. Para isso, é preciso compreender que observação Rousseau dirige aos homens, “esquecendo todos os tempos e todos os lugares”, privilegiando os princípios e não os factos e recorrendo mais à imaginação e à conjectura do que à memória. Finalmente, procuramos dar a ver o carácter prospectivo da questão, recorrendo a exemplos concretos dos nossos dias, nos quais a estátua de Glauco está seguramente menos nítida e mais disforme do que no tempo de Rousseau. Neste sentido, procuramos mostrar como, à distância de trezentos anos, a questão da subjectividade universal rousseauniana se apresenta, não só como pertinente, mas também como imperiosa para a compreensão do homem contemporâneo sob, por exemplo, a questão da hipermodernidade e da realidade virtual. No estádio mais avançado da civilização, e em plena alteridade, veremos, com Rousseau, a necessidade redobrada de o homem contemporâneo rever a sua identidade. Recorreremos, neste ponto, ao homem hipermoderno (Lipovetsky) e internético (Sfez e Lévy), mostrando como estas figuras retomam, sob novos revestimentos, a questão da subjectividade universal de Rousseau.
The key objective of our research is to understand the issue of universal subjectivity in Rousseau (1712-1778), based on the inextricable relationship between thinking and feeling, that underlies his work. For this, the following texts were studied: the speeches of the 50’s (Discours sur les sciences et les arts; Discours sur l'origine et les fondements de l'inégalité parmi les hommes), several texts from the beginning of the 60’s (Essai sur l'origine des langues, Du Contrat Social, Émile, with special focus on “Profession de foi du vicaire Savoyard”), from the late 60's (Les Confessions), and finally, the unfinished work of the late 70s (Les Rêveries du promeneur solitaire). We aim to show how the symbiotic relationship between thinking and feeling besides dictating a stylistic sense of the author, constitutes, above all, an essential element of Rousseau's subjectivity and its distinctive features – its specific universality, the relationship identity versus otherness and finally, the trilogy of theses (ideas/ feelings) that are presented to consciousness, namely: the dialectic being/seeming (statue of Glauco), the distinction between the state of nature (natural man) and state of civilization (civil man) and preventability of the (ab)use of evil –. Only the self, asking for their own identity, in a thought out and felt introspection can meet that trilogy. For example, thinking of the state of nature is also to felt it in us, at an emotional rescue of reason itself. We try to show how this exercise of subjectivity only occurs, according to Rousseau, in full otherness, in the social interaction, making an impact on the way of being and living either in individual life or in the collective history of mankind. In this context, an attempt was made to understand the vision that Rousseau assumes for the nature of the human race in order to measure the happiness that suits it. For this, one must understand the statement of Rousseau, "forgetting all times and all places", focusing on principles and not on the facts, using more imagination and conjecture than memory. Finally, we try to give a prospective view of the above mentioned issue, using factual examples of our days, in which the Glauco’s statue is certainly less clear and more misshapen than in Rousseau's time. In this sense, we aim to show how, at a distance of three hundred years, Rousseau's question of the universal subjectivity appears not only relevant, but also imperative for understanding the contemporary man concerning, for example, the issue of hypermodernity and virtual reality. In the most advanced stage of civilization, and in full otherness, we shall see, with Rousseau, the increasing need for contemporary man to revise their identity. At this point we will mention the hypermodern man (Lipovetsky) and the digital man (Sfez and Lévy), showing how these figures resume, under new clothing, Rousseau’s issue of universal subjectivity.
URI: http://hdl.handle.net/10362/32885
Designação: Tese de doutoramento em Filosofia Moral e Política
Aparece nas colecções:FCSH: DF - Dissertações de Mestrado

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