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http://hdl.handle.net/10362/32399| Título: | Proposta de um Sistema de Monitorização de Condição de Motores Diesel |
| Autor: | Dionísio, Gonçalo Marques |
| Orientador: | Santos, Mário Mourão, António |
| Palavras-chave: | Monitorização de condição Motor diesel Lubrificante Avarias Análise custo-benefício |
| Data de Defesa: | Dez-2017 |
| Resumo: | A crescente competitividade e exigência do mercado da indústria, fez com que as empresas tenham sempre de reduzir custos, nomeadamente no ramo da manutenção. Para empresas deste ramo, que usam maquinaria como fonte de rendimento, os custos em manutenção e reparação de avarias das mesmas representam uma fatia significativa das suas despesas. As avarias são também uma fonte de insatisfação para os clientes e com grande prejuízo para a imagem da empresa. Para tal, surgiu a necessidade de fazer uma manutenção mais eficiente, em tempo certo e com menos custos que permitisse prever estas avarias aumentando assim a rentabilidade da empresa. Neste contexto, o presente trabalho dedicou-se ao estudo da monitorização de condição de motores diesel. Para tal foi necessário fazer um estudo do processo de fabrico do combustível diesel e lubrificantes, a sua evolução ao longo do tempo bem como um levantamento das novas tecnologias envolvidas e avarias mais frequentes em motores deste tipo. Após estudo realizado, e em articulação com a empresa Grupo VENDAP, foi feita uma análise a uma base de dados que continha as avarias da frota e frequência com que ocorreram. Recorreu-se à metodologia dos 5 P’s para averiguar os parâmetros a serem monitorizados das avarias mais frequentes e dispendiosas para a empresa, que corresponderam a cerca de 80% das avarias nos motores. Neste seguimento, foram propostos três sistemas de monitorização, compostos por aparelhos de análise de lubrificante, análise de vibrações e análise termográfica. Feito um estudo custo/benefício da implementação destes sistemas, concluiu-se que a Proposta 2 (aparelhos FluidScan Q1000, Fluke 805 e Flir One), apesar de apresentar custos não recorrentes superiores à Proposta 1, revelou-se mais viável a ser aplicável para o prazo de amortização de investimento de dois anos. |
| URI: | http://hdl.handle.net/10362/32399 |
| Designação: | Mestre em Engenharia Mecânica |
| Aparece nas colecções: | FCT: DEMI - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
| Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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