Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10362/32129
Título: O movimento como motivação nas aulas de Educação Musical
Autor: Almeida, Joana Filipa Escudeiro
Orientador: Figueiredo, Isabel
Nogueira, João
Palavras-chave: Educação musical
Prática de Ensino Supervisionada
Movimento
Cantar
Instrumentos musicais Orff
Flauta de bisel
Music education
Supervised Teaching Practice
Movement
Sing
Orff Musical Instruments
Bevel Flute
Data de Defesa: 23-Jan-2018
Resumo: O presente relatório de estágio foi elaborado no âmbito da unidade curricular Prática de Ensino Supervisionada, realizada no ano letivo 2016/2017, componente integrante do mestrado em Ensino de Educação Musical no Ensino Básico (2ºciclo). Deste modo, este relatório pretende descrever de forma objetiva e clara, reflexiva e crítica toda a experiência vivida no estágio como professora estagiária de educação musical. Este relatório está dividido em cinco capítulos. No primeiro capítulo é feita uma breve contextualização da disciplina de educação musical, abordando os principais objetivos da disciplina, os seus princípios orientadores e o atual currículo. O capítulo seguinte descreve a caracterização da escola em que realizei o meu estágio, referindo a sua população escolar, o seu projeto educativo e também as características da sala de educação musical. No terceiro capítulo é exposta, descritiva, reflexiva e criticamente, toda a experiência realizada durante a minha Prática de Ensino Supervisionada, repartida pelas aulas observadas, lecionadas e atividades letivas e extracurriculares. Segue-se uma reflexão pessoal sobre a minha participação no projeto de investigação intitulado “Que canção cantar para educar?”, tema proposto pelo Professor Orientador João Nogueira e realizado em conjunto com os meus colegas do 2º ano de mestrado. Para finalizar este relatório, no último capítulo encontra-se uma reflexão resultante da toda a minha participação no estágio como professora estagiária de educação musical.
This internship report was prepared within the scope of the Supervised Teaching Practice course, held in the academic year 2016/2017, an integral component of the Master's Degree in Teaching Music Education in Basic Education (2nd cycle). This report aims to describe in an objective, clear, reflective and critical manner all the experiences lived in the field as a musical education trainee teacher. This report is divided into five chapters. In the first chapter is made brief contextualization of the musical education class, addressing the main objectives of the discipline, its guiding principles and the current curriculum. The following chapter describes the characterization of the school in which I completed my internship, addressing the school population, its educational project and also the characteristics of the music education room. In the third chapter is addressed, descriptively, reflectively and critically, the whole experience during my Supervised Teaching Practice, divided by the observed and taught classes; and extracurricular activities. The following chapter is a personal reflection on my participation in the research project entitled "What song to sing to educate?", theme proposed by supervising Professor João Nogueira and conducted jointly with my colleagues in the second year of the master's degree. To conclude this report, the last chapter is a reflection resulting from my entire participation in the internship as a music education trainee teacher.
URI: http://hdl.handle.net/10362/32129
Designação: Ensino de Educação Musical no Ensino Básico
Aparece nas colecções:FCSH: DCM - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Tese Final Joana Almeida.pdf7,22 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.