Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10362/30469
Título: Geografia e cidadania: como pode a Geografia melhorar a qualidade das decisões dos jovens no século XXI
Autor: Deserto, João Luís Realinho
Orientador: Pimentel, Dulce
Palavras-chave: Geografia
Cidadania
Ensino-aprendizagem
Literacia geográfica
Geography
Citizenship
Teaching-learning
Geographical literacy
Data de Defesa: 18-Dez-2017
Resumo: Este relatório procura resumir o trabalho realizado durante um ano letivo como professor estagiário de Geografia na Escola Secundária António Damásio, em Lisboa. O tema escolhido recai sobre o papel da educação geográfica na formação dos cidadãos. A generalidade dos documentos orientadores sobre a educação para o século XXI destaca, precisamente, a exigência de educar para o exercício de uma cidadania responsável e interventiva. Segundo a UNESCO, é necessário encontrar uma nova abordagem para a educação, centrada nos desafios da sustentabilidade e assegurando aprendizagens de qualidade como base para o desenvolvimento. A Geografia, pela abordagem e interligação de temas a diferentes escalas, constitui uma das áreas disciplinares que melhor pode contribuir para a formação global dos jovens enquanto cidadãos. Vivemos tempos de mudanças aceleradas, de alteração de comportamentos e o conhecimento chega de formas muito diversas. A literacia geográfica é, porventura, hoje mais do que no passado, essencial na formação das novas gerações porque muitos dos seus comportamentos e decisões podem vir a ter impactos nos territórios, tanto do ponto de vista ambiental como nas relações sociais. Conhecer melhor o espaço próximo e o que lhe está mais distante, compreender as interações dos fenómenos físicos e humanos e as consequências das decisões que tomam, no presente e no futuro, contribui para agilizar o raciocínio científico e torna os jovens cidadãos geograficamente mais competentes. Nas turmas onde decorreu o estágio foram aplicadas diferentes metodologias no processo de ensino-aprendizagem, numa linha mais construtivista, na turma de secundário, e sobretudo comportamentalista, na turma do básico. Tanto no 8º F como no 10º S, a realização de pequenos questionários com perguntas relativas a situações do quotidiano permitiu verificar alterações positivas na tomada de decisão após a aprendizagem. No 10º S as atividades extracurriculares reforçaram esses resultados.
This report seeks to summarize the work done during a school year as a trainee geography teacher at the António Damásio Secondary School in Lisbon. The theme chosen is the role of geographic education in the training of citizens. The generality of the guidance documents on education for the twenty-first century emphasizes precisely the need to educate for the exercise of responsible and intervening citizenship. According to UNESCO, it is necessary to find a new approach to education, focusing on the challenges of sustainability and ensuring quality learning as a basis for development. Geography, by approaching and interconnecting themes at different scales, is one of the disciplinary areas that can best contribute to the global education of young people as citizens. We live in times of accelerated change, behavior change and knowledge comes in many different ways. Geographical literacy is perhaps more than in the past, essential in the formation of the new generations because many of its behaviors and decisions may have impacts on the territories, both from the environmental point of view and in social relations. Understanding the closest and most distant space, understanding the interactions of physical and human phenomena, and the consequences of the decisions they make, both now and in the future, helps to streamline scientific reasoning and make young citizens geographically more competent. In the classes where the internship was held, different methodologies were applied in the teaching-learning process, in a more constructivist line, in the secondary, and mainly behavioral class, in the basic group. In both the 8th and 10th grades, small questionnaires with questions related to everyday situations allowed for positive changes in decision making after learning. In the 10th grade extracurricular activities reinforced these results.
URI: http://hdl.handle.net/10362/30469
Designação: Ensino de Geografia no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário
Aparece nas colecções:FCSH: DGPR - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Relatório indice e capa a funcionar.pdf3,33 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.