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http://hdl.handle.net/10362/29673
Título: | A Companhia Real dos Caminhos de Ferro Portugueses 1859-1891 |
Autor: | Salgueiro, Ângela Sofia Garcia |
Orientador: | Rollo, Maria Fernanda |
Palavras-chave: | Companhia Real dos Caminhos de Ferro Portugueses Companhia ferroviária Caminho-de-ferro Políticas de transportes Railway company Railroad Enterprises, |
Data de Defesa: | 2008 |
Resumo: | A Companhia Real dos Caminhos de Ferro Portugueses, criada em 1860, na
sequência da concessão das linhas de Leste e do Norte a José de Salamanca, tornou-se a
principal companhia ferroviária portuguesa. Surgiu num momento em que a viação
acelerada já tinha sido introduzida no País, mas em que tentava ainda afirmar as suas
potencialidades. Desta forma, a nova Companhia possibilitou, definitivamente, o
arranque do transporte ferroviário e a sua rede tornou-se mesmo na base da actual rede
ferroviária portuguesa. Nenhuma das companhias criadas posteriormente adquiriu a sua
importância económica nem o seu peso institucional, pelo que a sua influência sobre o
poder político e sobre a regulação das políticas de transporte em Portugal foi decisiva.
Para além do desenvolvimento das infra-estruturas e da construção de obras
emblemáticas da Engenharia portuguesa, como a Ponte de Maria Pia ou a estação do
Rossio, a Companhia Real impôs-se como um agente importante na atracção do capital
internacional para o mercado português. Foi uma das poucas empresas a
internacionalizar a sua actividade, promovendo e sustentando uma rede extensa em
Espanha.
Organismo dinâmico, profundamente influenciado pelas conjunturas nacional e
internacional, também funcionou como agente de mutação dessa mesma realidade.
Diversos outputs e inputs lhe podem ser atribuídos, dos quais se destaca, pelo
seu pioneirismo o papel na atracção de técnicas e técnicos estrangeiros, no domínio da
engenharia e da finança, que iriam ter impactos decisivos no contexto nacional.
O período cronológico analisado neste trabalho vai até ao ano de 1891, momento
da grave crise económica e financeira que marca a mudança do paradigma sobre o
entendimento do transporte ferroviário em Portugal. The Companhia Real dos Caminhos de Ferro Portugueses, created in 1860, following the concession of East and North lines to José de Salamanca, became the main Portuguese railway company. It appeared at a moment when the accelerated means of transportation existed already in Portugal, but was trying to show its advantages. In this way, the new company ultimately allowed the appearance of railroad transport and its network became the basis of the current Portuguese railroad network. None of the companies created afterwards manage to be as economic and politically successful as this first company. Therefore, this company influenced some political decisions and transport policies. In addition to the development in the infrastructures, the Company contributed to the construction of famous structures of the Portuguese Engineering, such as the bridge of Maria Pia and the Rossio station. The Companhia Real became an important agent by catching the attention of international investments in the Portuguese market. It was one of few enterprises to establish its activity on an international basis, promoting and supporting an extensive network in Spain. The company was a dynamic organism deeply influenced by national and international political frameworks and also functioned as an important agent of change of that same reality. Several outputs and inputs can be attributed to the Company, from which must be highlighted its role in the attraction of foreign technicians and techniques, due to its pioneer characteristics, mainly in Engineering and Finance, which had decisive impacts in the national context. Chronologically, this dissertation focuses the period until 1891, which is the moment of a severe economic and financial crisis that changes the paradigm about the understanding of railroad transport in Portugal. |
URI: | http://hdl.handle.net/10362/29673 |
Designação: | Dissertação de Mestrado em História |
Aparece nas colecções: | FCSH: DH - Dissertações de Mestrado |
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