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http://hdl.handle.net/10362/29604| Título: | A disiciplina curricular de História e o Projeto Educativo: o exemplo do Agrupamento de Escolas da Golegã, Azinhaga e Pombalinho (AEGAP) |
| Autor: | Pereira, Marta Isabel de Jesus |
| Orientador: | Henriques, Raquel Pereira |
| Palavras-chave: | Projeto educativo Disciplina de História Desenvolvimento de competências Discipline of History Educational project Development of competencies |
| Data de Defesa: | 12-Dez-2017 |
| Resumo: | A Prática de Ensino Supervisionada desenvolvida no Agrupamento de Escolas da
Golegã, Azinhaga e Pombalinho no âmbito do Mestrado em Ensino da História ao 3º
Ciclo e Ensino Secundário permitiu a investigação, consubstanciada no presente
relatório, e teve como fio condutor a concretização do eixo 1 do projeto educativo, em
contexto de sala de aula, a saber, a promoção do sucesso educativo. Assim, constitui-se
como problema de investigação o seguinte: como é que o trabalho de fontes
diversificadas e o desenvolvimento de competências na aula de História podem ou não
contribuir para o sucesso educativo dos alunos? Esta é a questão mais refinada que
resultou da questão inicial (como é que a disciplina curricular de História poderá dar o
seu contributo para o sucesso do projeto educativo, isto é, para o garante da qualidade
das aprendizagens e do sucesso educativo).
O trabalho mais regular realizado numa turma do 8º ano demonstrou que esta
estratégia permitiu tornar a aprendizagem significativa, espoletou o desenvolvimento
de competências e o sucesso educativo da maioria dos alunos. O trabalho desenvolvido
nos restantes anos de escolaridade, numa análise transversal, permite também
perceber que houve uma maior adesão dos alunos mais jovens (do 7º, 8º e 10º anos) a
metodologias mais ativas e uma predisposição para um ensino que não replique
unicamente os conteúdos, enquanto que os alunos do 11º e 12º anos, mais arreigados
à compreensão da matéria, demonstraram preferir metodologias tradicionais. The practice of supervised teaching developed in the Golegã School Group, Azinhaga and Pombalinho in the scope of the Master's Degree in Teaching History to the 3rd Cycle and Secondary Education allowed the investigation, embodied in this report. This had as its guiding principle the concretization of axis 1 of the educational project, in the context of the classroom, namely, the promotion of educational success. In this thesis the research problem is: how can the work of diversified sources and the development of skills in History class contribute to the educational success of students? This is the more refined question that emerged from the initial question (how can curricular history discipline contribute to the success of the educational project, ie, to guarantee the quality of learning and educational success). The more regular work performed in an 8th grade class demonstrated that this strategy made learning meaningful, spurred the development of competencies and the educational success of most students. The work developed in the remaining years of schooling, in a cross-sectional analysis, also shows that there was a greater participation of the younger students (7th, 8th and 10th years) to more active methodologies and a predisposition for a teaching that does not replicate only the contents , while students in grades 11 and 12, who are more inclined to understand the subject, have demonstrated a preference for traditional methodologies. |
| URI: | http://hdl.handle.net/10362/29604 |
| Designação: | Ensino de História no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário |
| Aparece nas colecções: | FCSH: DH - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
| Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| 01 Relatorio 47400 Marta Pereira.pdf | 1,2 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir | |
| 02 Anexos 47400 Marta Pereira.pdf | 5,33 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
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