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http://hdl.handle.net/10362/29363| Título: | Identificação de forças com base no conceito de Transmissibilidade |
| Autor: | Saraiva, Diogo Dias |
| Orientador: | Silva, Tiago Urgueira, António |
| Palavras-chave: | Identificação de forças Transmissibilidade de deslocamento Sensores não-contacto Sensores acelerómetros piezoelétricos |
| Data de Defesa: | Dez-2017 |
| Resumo: | A criação de novas técnicas que permitem identificar forças aplicadas a um sistema tem-se revelado um avanço crucial na área da dinâmica estrutural. Nos dias de hoje, é possível modelar estruturas complexas, respondendo assim aos problemas que sempre têm existido na área. A utilização do conceito de transmissibilidade em sistemas com múltiplos graus de liberdade é um princípio que se tem desenvolvido nos últimos anos, tendo-se revelado muito vantajoso na técnica de localização, quantificação e reconstrução de forças dinâmicas aplicadas a estruturas. No entanto, no âmbito experimental, a aquisição de dados que permitem comprovar este método está limitada, normalmente, a sensores que estejam em contacto com a estrutura. Neste contexto, no âmbito da unidade curricular da dissertação de Mestrado em Engenharia Mecânica, este projeto tem como finalidade confirmar a metodologia que procura identificar forças com base no conceito da transmissibilidade de deslocamentos, através de uma técnica de aquisição de dados, utilizando sensores não-contacto com a estrutura. São apresentadas simulações numéricas, que confirmam o método já enunciado, e dois procedimentos experimentais: o 1.º recorrendo a sensores não-contacto denominados de sensores de efeito de Hall; o 2.º recorrendo a sensores em contacto com a estrutura denominados de sensores acelerómetros piezoelétricos. Este projeto visa avaliar a viabilidade na utilização dos sensores de efeito de Hall, em alternativa aos piezoelétricos. Conclui-se que é possível identificar forças com base no conceito da transmissibilidade, tanto numa via computacional, como experimental. Porém, no âmbito experimental, esta identificação foi verificada utilizando sensores piezoelétricos convencionais, pelo que não foi possível confirmar a sua aplicabilidade da metodologia em estudo utilizando sensores não-contacto. |
| URI: | http://hdl.handle.net/10362/29363 |
| Designação: | Mestre em Engenharia Mecânica |
| Aparece nas colecções: | FCT: DEMI - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
| Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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| Saraiva_2017.pdf | 4,8 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
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