Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10362/27766
Título: O e-Learning na recuperação de alunos retidos no 3º ciclo
Autor: Ribeiro, Paulo Jorge Mártires
Orientador: Tomé, Irene
Palavras-chave: Abandono escolar
Ambientes virtuais de aprendizagem
Retenção escolar
e-Learning
Moodle
School failure
School drop-out
Virtual learning environments
Data de Defesa: 24-Nov-2017
Resumo: A problemática da retenção escolar em Portugal, nomeadamente no 3ºciclo do Ensino Básico, é efetivamente um assunto que motiva muitos autores a escreverem análises de opinião e estudos estatísticos. Nesta óptica, e dado o interesse natural para qualquer docente que deseja melhorar o ensino em Portugal, despertou no investigador uma necessidade de reflexão, estudo e o desenvolvimento de um trabalho de investigação que pudesse criar alternativas de apoio às medidas de promoção do sucesso educativo já criadas pelo Ministério da Educação. Traçaram-se objetivos que visaram a utilização do e-learning na recuperação, no mesmo ano letivo, de alunos retidos e a viabilidade estrutural e legal para a sua implementação. Formularam-se hipóteses que foram ao longo do trabalho sendo discutidas e avaliadas numa perspectiva de estudo de caso. Na realização do estudo de caso, envolveram-se duas escolas do Agrupamento de Escolas de Sampaio, e foi selecionado um público-alvo por conveniência dado a sua ligação direta à retenção escolar em foco no estudo. O investigador, docente do agrupamento selecionado, optou por este agrupamento de escolas, por conhecer a sua realidade de forma operacional, dado que leciona este ciclo em estudo e, por isso, ter acesso de forma mais profunda a informação e recursos necessários ao mesmo. No desenvolvimento do estudo, foram aferidas e avaliadas todas as hipóteses que evidenciaram uma posição positiva quanto à possível implementação da medida em estudo.
The problem with school failure in middle schooling stages in Portugal is the most common subject motivating authors to write articles and develop statistics. Accordingly, and given the natural interest of any teacher who wishes to better the level of teaching in Portugal, we were driven by the need of reflection, study and development an investigation work which could create alternatives to support measures already being applied by our Portuguese Educational System. Main objectives were concerned with the use of e-learning as a measure at recuperating/recovering stages, within the same school year, of students who revealed major difficulties and the structural and legal way to implement such measure. Several hypotheses were discussed along the way according to the study-case frame of mind. Therefore, two schools of the same group of schools in Sampaio were involved and a study group selected for convenience given its characteristics of retention being observed in the present work. As part of the teaching group, I opted to work within the reality I know best, given the fact that my teaching involves classes within this given group of students, knowing and being able to closely follow procedures, information and resources necessary for the work in progress. As the work evolved, all hypotheses which pointed towards a very positive result in applying the proposed measure, were evaluated and assessed.
URI: http://hdl.handle.net/10362/27766
Designação: Gestão de Sistemas de E-Learning
Aparece nas colecções:FCSH: DCC - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
ALUNO 47133 Paulo Ribeiro Dissertação.pdf2,07 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.