Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/10362/25107| Título: | O Ouvido Atento - Escuta e comunicação no estúdio de gravação |
| Autor: | Bucaretchi, Leon Tolentino |
| Orientador: | Pires, Isabel |
| Palavras-chave: | Escuta ativa Estúdio de Gravação, Comunicação Metáforas Escuta crítica Análise do som Active Listening Recording Studio Communication Metaphors Critical Listening Sound Analysis |
| Data de Defesa: | 25-Set-2017 |
| Resumo: | Este trabalho tem como ponto de partida um estágio para estudar a importância que a
comunicação desempenha num contexto de gravação, de produção musical e de áudio em
estúdio. Por razões práticas, aqui é considerada como produção musical os processos de
discussões e escolhas que permeiam as sessões de gravação propriamente ditas, não a préprodução
que precede as mesmas. Partindo de situações práticas, são abordadas a
importância do conhecimento técnico do som (durante os processos de gravação e
manipulação do som) e a relevância da comunicação entre o(s) performer(s) e responsáveis
pela produção (e ou gravação) do conteúdo. Este trabalho visa refletir sobre esta questão e
oferecer pistas no que diz respeito ao diálogo entre produtor e performer, propondo
abordagens que facilitam a alternância entre as diferentes funções que são realizadas neste
ambiente de trabalho. Finalmente, sugerimos possibilidades que auxiliam na criação de um
ambiente técnico e psicológico adequado ao registo da performance com a melhor
qualidade possível, ao mesmo tempo que esclarecemos alguns pontos que pretendem
auxiliar aqueles interessados a se iniciarem na área. This work has as a starting point an internship in a recording studio to study the importance that communication plays in the context of recording a music production or audio. For practical reasons, here is considered as musical production the discussions and choices that permeate the recording sessions themselves, rather than the pre-production that precedes them. Based on practical situations, we will discuss the importance of the technical aspects of sound (regarding its recording and its manipulation) and the relevance of the communication between the performer(s) and those responsible for the production (and/or recording) of a content. This work explores the dialogue between producer and performer, and indicates approaches that facilitate the alternation between the different tasks that are performed in this work environment. Finally, we suggest possibilities that help create a technical and psychological environment suitable for the recording of the best performance possible, while at the same time, we clarify some points that may help those interested in starting in these area. |
| Descrição: | Este Cd contém 2 anexos que só podem ser consultados na Biblioteca Mário Sottomayor Cardia |
| URI: | http://hdl.handle.net/10362/25107 |
| Designação: | Artes Musicais |
| Aparece nas colecções: | FCSH: DCM - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
| Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| Relatorio_Mestrado_Leon_T_Bucaretchi.pdf | 23,98 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.











