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http://hdl.handle.net/10362/25059
Título: | E-Learning na saúde: o olhar da gestão |
Autor: | Bezerra, Patricia de Cassia da Silva |
Orientador: | Berredo, Rita Falcão de Souza, Rodrigo |
Palavras-chave: | E-Learning Gestão em Saúde Educação em Saúde Health Management Health Education |
Data de Defesa: | 4-Out-2017 |
Resumo: | Esse estudo tem por objetivo avaliar as contribuições do e-Learning para a formação e qualificação dos profissionais de saúde da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) sob a ótica dos seus gestores. Partiu do levantamento de informações de como essa modalidade de educação a distancia (EaD) pode facilitar a capacitação dos trabalhadores do Sistema Único de Saúde (SUS) no cenário brasileiro, da perspectiva do gestor quanto as vantagens e possibilidade de mudança do modelo de ensino aprendizagem praticado atualmente e, da possibilidade de inserção do e-Learning como estratégia para otimização do tempo, dos recursos financeiros e humanos no tocante as ações educativas. Tais resultados servirão para compor as recomendações de desenvolvimento de programa de qualificação para trabalhadores da saúde por intermédio de um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). Este trabalho trata-se de um estudo descritivo com abordagem quantitativa desenvolvido com gestores da Sesau ocupantes de cargos comissionados e funções especiais legitimados pela Lei Delegada nº 47 de 10 de agosto de 2015 do estado de Alagoas. Como método de recolha de dados, optou-se por um questionário eletrônico estruturado e, adaptado a escala Likert, onde os respondentes especificaram seu nível de concordância mediante as afirmações apresentadas (Cunha, 2007). Esse instrumento foi construído no Google Docs, que é um pacote do aplicativo do Google, gratuito e funciona online. Os dados recolhidos foram analisados a partir do cálculo de frequência e de percentagens estabelecendo relação com o referencial teórico utilizado neste trabalho. Mediante resultados obtidos, evidencia-se a relevância do e-Learning para formação e qualificação dos trabalhadores da área da saúde e a perspectiva de implantação desse modelo de ensino-aprendizagem fundamentado na Política de Educação Permanente em Saúde (PEPS), como ferramenta complementar de educação corporativa na Sesau, viabilizando a coexistência das duas modalidades formativas. This study aims to evaluate the contributions of e-Learning for the training and qualification of health professionals from the Health Department of Alagoas State (Sesau) from the perspective of its managers. It was based on the survey of information on how Distance Education (EAD) can facilitate the qualification of workers of the Unified Health System (SUS) in the Brazilian scenario, from the perspective of the manager regarding the advantages and possibility of change in the model of teaching-learning currently practiced, as well as the possibility of inserting e-Learning as a strategy to optimize time as also financial and human resources in educational actions. These results will be used to compose recommendations for the development of a qualification program for health staff through a Virtual Learning Environment (VLE). This research is a descriptive study with a quantitative approach developed with the managers of Sesau that occupy commissioned positions and special functions legitimized by the Delegated Law n. 47 (August 10, 2015) of Alagoas State. As a method of data collection, a structured electronic questionnaire was chosen and adapted to the Likert scale, where the respondents specified their level of agreement through the statements presented (Cunha, 2007). This tool was built on Google Docs, which is a free and online google application package. The collected data were analyzed from the frequency and percentage calculations, establishing relationship with the theoretical reference used in this research. The obtained results show the relevance of e-Learning for training and qualification of health staff, as well as the perspective of implementation of this teaching-learning model based on the Permanent Health Education Policy (PEPS) as a complementary tool for corporate education in Sesau, making possible the coexistence of the two training modalities |
URI: | http://hdl.handle.net/10362/25059 |
Designação: | Gestão de Sistemas de E-Learning |
Aparece nas colecções: | FCSH: DCC - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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e-Learning na Saúde-O Olhar da Gestão. Patricia Bezerra versão corrigida após juri 04.10.pdf | 4,46 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
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