Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10362/24509
Título: A construção do valor estético da escultura barrista popular: comparações entre Portugal e Brasil
Autor: Melício, Silvelene do Carmo Pereira
Orientador: Madeira, Cláudia
Palavras-chave: Arte Popular
Brasil
Escultura barrista
Cultura Contemporânea
Valor estético
Portugal
aesthetic value,
Ceramic Sculpture
Contemporary Culture
Data de Defesa: 21-Set-2017
Resumo: Esta tese, partindo da informação da história da arte e das realidades Portuguesa e Brasileira, procura fazer uma contextualização da escultura barrista popular, num primeiro momento, identificando de seguida os respetivos e principais centros produtores. Partindo de uma análise de formas e motivos, identifica artistas/artesões do barro, que trabalham formas figurativas em Portugal (Barcelos em particular), e no Brasil (Caruaru, Vale do Jequitinhonha e Taubaté). Tendo subjacente o contexto teórico existente, procuramos desvendar o(s) modo(s) como é pensada atualmente a construção do valor estético, tendo por base os casos da Mestre Rosa Ramalho e do Mestre Vitalino que serão analisados comparativamente. A escultura barrista popular, na forma como ela é pensada, produzida e consumida, assume-se como uma arte de formas e cores distintiva de que falemos nos espaços próprios, onde estas práticas são moldadas, sejam elas comunidades tradicionais isoladas ou de agentes modernos – indústrias culturais, turismo, relações económicas e políticas com o mercado nacional e internacional de bens simbólicos que as configuram – no estudo da (re) formulação da cultura, permitindo-nos problematizar como os valores estéticos da escultura barrista aderem e procuram a modernidade, misturando-a com as suas tradições.
Popular ceramic sculture a panoramic view - based on the information of the history of art and the Portuguese and Brazilian realities, makes a contextualization of this popular art, at first, identifying and then the respective main producing centers. Based on an analysis of forms and motifs, identified in reference artists / artisans of clay weighing figurative forms, with the dolls in Portugal (Barcelos in particular), and Brazil (Caruaru, Jequitinhonha Valley and Taubaté). From a theoretical context, we seek to unravel the (s) mode (s) as is thought (?) The construction of aesthetic value, with particular analysis (also comparatively) the art of popular expression, Master Rosa Ramalho and Mestre Vitalino. The popular ceramic sculpture, the way it is designed, produced and consumed, it is assumed as an art form and color that is different and it is recommended that we speak in the very spaces where they are molded, are isolated or modern drugs communities - industries cultural, tourism, economic and political relations with the national domestic and international market of symbolic goods that constitute - in the study of (re) formulation of culture, allowing us to discuss how the aesthetic values of ceramic sculpture adhere to and seek modernity, mixing -a with their traditions.
URI: http://hdl.handle.net/10362/24509
Designação: Ciências da Comunicação
Aparece nas colecções:FCSH: DCC - Dissertações de Mestrado

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