Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10362/23714
Título: Contextos interculturais de integração no mercado de trabalho: os aprendentes chineses de PLE em Portugal
Autor: Xinna, Han
Orientador: Martinho, Ana Maria
Palavras-chave: Português como Língua Segunda
Português Língua Estrangeira
Estudantes Chineses
Integração Intercultural
Migração
Haigui (Sea Turtles)
Intercultural Integration
Chinese Students
Portuguese as a Foreign Language
Migration
Data de Defesa: 31-Jul-2017
Resumo: Nas últimas décadas, a China tem sido palco de profundas transformações económicas e sociais, resultantes da política de abertura e das reformas levadas a cabo em anos recentes. Com uma classe média endinheirada e altamente competitiva, o sector da educação está também numa fase de transição, e por isso assiste-se cada vez mais a estudantes chineses que prosseguem no exterior a sua educação superior, nomeadamente em Portugal. Esta migração de estudantes enquadra-se na chamada Nova diáspora chinesa e está a ter um grande impacto nas finanças, na economia e no mercado de trabalho em Portugal, onde, cada vez mais, se assume o domínio da língua chinesa como uma mais-valia no momento de recrutar. Esta dissertação pretende compreender a aposta que os jovens chineses fazem nos dias de hoje quando decidem estudar Português Língua Estrangeira. As famílias chinesas têm muitas vezes de fazer grandes sacrifícios para que os seus filhos possam estudar na universidade e tirar um curso com maior empregabilidade, e os próprios estudantes têm de trabalhar para poderem pagar as despesas na Europa. Sobretudo devido ao aumento das relações de troca com países de língua portuguesa como Angola, a licenciatura de Português passou, em menos de uma década, a estar no foco destes jovens, que lutam pelo seu lugar no mundo. Mas, afinal, até que ponto compensa arriscarem numa língua completamente diferente da sua e difícil de aprender? Estes jovens conseguem integrar-se na sociedade portuguesa apesar da latente barreira linguística e cultural? A presente dissertação analisa o percurso dos jovens chineses desde que começam a estudar português na China, analisando motivações e contextos socioeconómicos da sua escolha; a sua chegada a Portugal e respetiva experiência de aprendizagem nas universidades portuguesas e de integração social; e termina com a análise do período pós-licenciatura em Portugal e a sua entrada no mercado de trabalho. A pesquisa para o tema foi feita através de revisão da literatura especializada e da observação direta e indireta, designadamente através de questionário aplicado a estudantes chineses presentemente em Portugal, da faixa etária entre os 20 e os 30 anos, em frequência do curso de PLE ou situação de procura iminente do primeiro emprego.
Over the last decades, China has staged deep economic and social transformations, resulting from the opening policies taken by this country in more recent years. With a wealthy and highly competitive middle class, the education sector is also in transition, so we increasingly see more Chinese students going abroad to continue their academic education, namely in Portugal. These students’ migration conforms to the so-called New Chinese Diaspora and has been having a huge impact in financial, economic and labor market in Portugal, where increasingly the knowledge of the Chinese language is a huge asset when recruiting. This dissertation aims at understanding the challenge taken this days by the young Chinese when they decide to study Portuguese as a Foreign Language. The Chinese families, most of the time, have to make big sacrifices so that their children can go to the university and take a course with bigger employability, and the students themselves have to work to pay their expenses in Europe. Mostly due to the increase of the economic trade relations with the Portuguese speaking countries, such as Angola, the Major in Portuguese as become, in less than a decade, the focal point of this youth, struggling for their place in the world. But one could ask if when looking for a degree is worth the risk when learning a language completely different and difficult to learn? Does this youth succeed in integrating in the Portuguese society apart from the language and cultural barriers? The present thesis analyses the journey of the Chinese youth since they start studying Portuguese in China, looking at their motivations and at the socio economic contexts of their choice; it also reflects on their arrival in Portugal and the respective learning experience in the Portuguese universities and of social integration; and finishes iv by analyzing the post-graduation period and their entrance in the labor market. The research for this topic was made by reviewing the existing specialized literature and the direct and indirect observation, namely trough an inquiry to Chinese students presently in Portugal, ages from 20 to 30 years old, in the situation of the imminent search for the first employment.
URI: http://hdl.handle.net/10362/23714
Designação: Português como Língua Segunda e Estrangeira
Aparece nas colecções:FCSH: DLCLM - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
XINNA HAN - Dissertação REV.pdf1,85 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.