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http://hdl.handle.net/10362/21837
Título: | Um Modelo do Efeito do Eco-Drive no Consumo de Combustível de Semirreboques |
Autor: | Fradique, António Luís Mendes Caldeira |
Orientador: | Barroso, Ana Machado, Virgínia |
Palavras-chave: | Sistema Eco-Drive Consumo de combustível Emissões de CO2 Semirreboque |
Data de Defesa: | Set-2015 |
Resumo: | Esta dissertação pretende responder à problemática que cada vez mais se faz sentir nos dias de hoje na área dos transportes, respeitante ao consumo de combustível e ainda às emissões de CO2. Para tal, selecionaram-se 12 motoristas que conduziram, durante 8 semanas, 10 camiões semirreboque (Mercedes-Benz Actros III), na região do Algarve, em Portugal. Recorrendo ao programa de telemática FleetBoard, recolheram-se os dados das primeiras 4 semanas, em que nenhum sistema Eco-Drive se encontrava ainda em vigor. Desta análise, identificaram-se as áreas com mais potencialidade de serem melhoradas. Com base nos resultados fornecidos pelo programa, na pesquisa bibliográfica realizada e ainda na formação que o autor desta dissertação obteve com a Mercedes-Benz, foi possível desenvolver um sistema Eco-Drive com propostas de melhoria. Implementado o sistema Eco-Drive, recolheram-se novos dados durante outras 4 semanas. Os dados obtidos mostram uma redução no Consumo médio total de combustível (l/100 km) de 18,11%, face aos resultados correspondentes às 4 semanas iniciais. Observa-se igualmente uma redução de 18,22% nas Emissões médias de CO2 (g/km). Posteriormente, com o intuito de identificar qual, ou quais, as variáveis que possam ter contribuído para a redução de combustível, aplicou-se o método de regressão linear múltipla. Assim, demonstrou-se que 88,00% do valor da variável Consumo médio total de combustível pode ser justificado pela capacidade que um motorista tem de percorrer distância sem pressionar o acelerador (% sem acelerador) e ainda o modo como aciona o pedal de acelerador (Movimentos de acelerador). O sistema Eco-Drive implementado resultou numa redução do consumo de combustível de aproximadamente 2 297,91 l num espaço de 4 semanas, fornecendo potencialidades que permitem poupar cerca de 27 574,92 l num ano. No que diz respeito às emissões de CO2, o sistema Eco-Drive conduziu a uma redução de 6 051,04 kg num espaço temporal de 4 semanas, o que corresponde, anualmente, a 72 612,48 kg. Posto isto, e com o intuito de validar o sistema Eco-Drive, procedeu-se à contínua análise das variáveis Consumo médio total de combustível e Emissões médias de CO2, durante e entre a quinta e vigésima quarta semanas (5 meses) após implementação do sistema. Desta forma, foi possível verificar que o sistema manteve similar tendência a nível de resultados. Assim, o sistema Eco-Drive implementado revelou ser uma metodologia eficaz, quer na redução do consumo de combustível, quer na redução das emissões de CO2. |
URI: | http://hdl.handle.net/10362/21837 |
Designação: | Mestrado em Engenharia e Gestão Industrial |
Aparece nas colecções: | FCT: DEMI - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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Fradique_2015.pdf | 3,03 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
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