Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/10362/21575
Título: | Listen, sing and learn: the place of songs in primary FL learning in Portugal |
Autor: | Nobre, Ana Sofia Encarnação Cristino |
Orientador: | Matos, Ana Gonçalves |
Palavras-chave: | Songs Language learning young learners English as a foreign language (EFL) Action research Inglês como língua estrangeira (EFL) 1º Ciclo Ensino Básico Canções Investigação-ação |
Data de Defesa: | 24-Mai-2017 |
Resumo: | Songs are known to young learners and present an excellent format for increasing interest and motivation to learn a foreign language. This action research study gave me the opportunity to find out when should teachers make use of a song over a thematic unit in a set of lessons and to find out when and how a song is most supportive for the learners’ language acquisition process. To obtain information about the impact of singing songs in the English classroom I undertook an empirical study with a group of fourteen learners and a control group of seventeen learners, based on an action research method, in a Portuguese public school. Data was collected through questionnaires, worksheets, self assessment grids, formal assessment test results and my teacher’s journal. Results that came up from reflective practice and systematic collection of data helped to clarify the importance of using songs repeatedly when compared to singing only once. However, results also show that the control group learners were able to acquire language without singing songs as often. It was possible to conclude that the use of songs repeatedly is meaningful to enable learners to acquire communicative abilities and literacy, it impacts on learners’ prosody and it influences learners’ motivation in the classroom. Para o ensino de língua estrangeira no 1º Ciclo do Ensino Básico existem vários recursos de que o professor dispõe para proporcionar aos alunos experiências significativas de audição e exposição à língua, produção oral, leitura e escrita, sendo as canções um deles. Mas em que circunstâncias se deverá cantar nas aulas de Inglês? E de que forma essa atividade ajuda na aquisição da língua? Com o fim de encontrar respostas para estas perguntas e tentar aprofundar o conhecimento acerca do impacto que têm as canções nas aprendizagens dos alunos, realizei um estudo empírico através do método de action research, em contexto de sala de aula, contando também com resultados provenientes de um grupo de controlo. A recolha de informação foi feita através de respostas dos alunos a questionários, fichas de trabalho, fichas de auto avaliação, resultados do teste sumativo e registos de observação do professor. Os resultados obtidos, quer pela reflexão de práticas quer pela recolha sistemática de dados, ajudaram a ter uma perceção fundamentada acerca da importância das canções para o processo de aquisição da língua quando cantadas repetidamente ou apenas uma vez durante as aulas de cada unidade temática. Foi possível concluir que o número de vezes que uma canção é cantada tem resultados muito próximos, no que à aquisição da língua diz respeito, quando em vez destas se utilizam outros recursos. Não obstante, pude verificar diferenças na literacia, nas capacidades de comunicação dos alunos, no evoluir da prosódia e na motivação e interesse por parte dos alunos. |
URI: | http://hdl.handle.net/10362/21575 |
Designação: | Ensino de Inglês no 1.º Ciclo do Ensino Básico |
Aparece nas colecções: | FCSH: DLCLM - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
vcm_Sofia Nobre_Relatório de Estágio.pdf | 1,07 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.