Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10362/21301
Título: A orquestração instrumental dos recursos tecnológicos no ensino da matemática
Autor: Teixeira, Paula Cristina
Matos, José Manuel Leonardo de
Domingos, António
Palavras-chave: manual escolar
recursos tecnológicos
orquestração instrumental
Data: 1-Nov-2016
Editora: SPIEM - Sociedade Portuguesa de Investigação em Educação Matemática
Resumo: Atualmente, os recursos tecnológicos são uma componente dos manuais escolares a par do manual do professor ou do caderno de exercícios. Alguns dos conteúdos desses recursos, em particular, das plataformas digitais estão apresentados numa forma que facilita a sua aplicação em aula mesmo por professores que não possuam muitos conhecimentos em tecnologias de informação e comunicação. Especialmente a existência de apliquetas construídas em programas de geometria dinâmica ou em programas em flash ou mesmo as questões de escolha múltipla envolvendo a verificação e avaliação de conhecimentos. Uma equipa de investigadores da Universidade Nova de Lisboa tem vindo a desenvolver um trabalho desde 2009 em que dois dos objetivos são identificar as orquestrações instrumentais que os professores utilizam quando trabalham com os recursos tecnológicos e identificar os tipos de interação entre os professores e as tarefas com recursos tecnológicos.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10362/21301
ISBN: 2182-0023
Aparece nas colecções:Home collection (FCT)

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
ATAS_EIEM_2016_pt_jmm_amdd.pdf277,83 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.