Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/10362/20405| Título: | Tornar o cinema vísivel - A Prática da programação cinematográfica |
| Autor: | Mata, Gonçalo Filipe Oliveira da |
| Orientador: | Aparício, Maria Irene |
| Palavras-chave: | Cinema Programação Programa Cinematográfico Programador de cinema Montagem Interstício Comparação Programing Film Program Film Programmer Montage Interstice Comparison |
| Data de Defesa: | 13-Fev-2017 |
| Resumo: | A única função do programador de cinema é tornar visível, ao conjunto restrito de indivíduos que assiste ao seu programa, o conjunto de filmes por ele seleccionados. No seu ofício, o programador expressa um conjunto de práticas que se concretizam na criação de um espaço de comparação. O programa dá a conhecer o filme associando-o a um outro filme. Nesta montagem proposta pelo programador os filmes pensam, este pensamento gera-se no interstício dos filmes. Esta dissertação problematiza a actividade do programador por via do reconhecimento do processo criativo inerente a este labor. A programação, na primeira parte do trabalho, é discutida tendo em conta os processos responsáveis pela construção do sentido no cinema. Definem-se os processos retóricos que informam a construção de um programa. Na parte final do trabalho, esses processos dão corpo a um programa cinematográfico. The only duty of cinema programmer is to make visible, to the restricted group of individuals who attend his program, all films selected by him. In its craft the programmer expresses a set of practices, which result in the creation of a comparison space. The program makes the film conscious by associating it with another film. In the montage proposed by the programmer films think, this thinking is generated in the interstices of the films. This thesis discusses the exercise of the programmer through the recognition of the creative process inherent to this labor. The programming, in the first part of the work, is discussed taking into account the processes responsible for the construction of meaning in film. The rhetorical processes that inform the construction of a program are defined. In the final part of the work, these processes embody a film program. |
| URI: | http://hdl.handle.net/10362/20405 |
| Designação: | Ciências da Comunicação |
| Aparece nas colecções: | FCSH: DCC - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
| Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| Tornar o Cinema Vis_vel A pr_tica da programa__o cinematogr_fica Gon_alo Filipe Oliveira da Mata.pdf | 1,96 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.











