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http://hdl.handle.net/10362/20379| Título: | A representação da cidade como construção identitária cubana em obras de Abilio Estévez, Leonardo Padura e Antonio José Ponte |
| Autor: | Francisco, Irina Raquel |
| Orientador: | Branco, Isabel Araújo |
| Palavras-chave: | Cidade Identidade Cultural Havana Literatura Cubana Contemporânea City Cultural Identity Havana Contemporary Cuban Literature |
| Data de Defesa: | 14-Dez-2016 |
| Resumo: | Havana tem sido cenário privilegiado de várias narrativas dos escritores cubanos mais
consagrados do século XX e das primeiras décadas do século XXI. Muitas vezes, mais
do que pano de fundo onde se movimentam as personagens, a cidade é, ela mesma,
personagem principal destes textos. A descrição da paisagem urbana, a reprodução da
diversidade linguística nos seus diferentes registos e a representação dos quadros sociais
que constituem o mosaico urbano são, no seu conjunto, o reflexo da multiplicidade
identitária cubana. Através da literatura enquanto expressão artística, alguns escritores
cubanos contemporâneos, a partir da década de 60 do século XX e até à atualidade, têm
dado contributos relevantes para uma tentativa de definição da identidade cultural
cubana. Este trabalho propõe uma análise de algumas obras literárias, tendo como
objetivo mostrar que, ao retratarem a capital do seu país de origem, os escritores
cubanos contemporâneos estão, propositadamente ou não, a traçar o perfil identitário do
seu povo, através da ficcionalização de peripécias do quotidiano, da reprodução de
diálogos ou da descrição da paisagem urbana e do património arquitetónico. Havana has been a privileged setting of many of the stories of the most important Cuban writers of the twentieth century and the first decades of XXI. Many times, more than a background where the characters move, the city is itself the main character of these narrators. The description of the urban landscape, the reproduction of linguistic diversity in its various records and the portrayal of social frameworks that make the urban mosaic, reflect the multiplicity of Cuban cultural identity. From literature as an artistic expression, and having the Cuban capital as a background and as a privileged character of their narratives, some Cuban contemporary writers, from the 1960s to the present, has given relevant contributions to an attempt to define the Cuban cultural identity. This dissertation proposes a literary analysis of some stories aiming to show that to portray the capital of their country, the Cuban contemporary writers are, purposely or not, tracing the identity of Cuban people, through the fictionalization of daily life, the reproduction of dialogues or the description of the urban landscapes and architectural heritage. |
| URI: | http://hdl.handle.net/10362/20379 |
| Designação: | Línguas, Literaturas e Culturas |
| Aparece nas colecções: | FCSH: DLCLM - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
| Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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| Dissertação_Irina_Francisco.pdf | 859,72 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
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