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dc.contributor.advisorAmado, Miguel-
dc.contributor.authorSardinha, Maria Inês Toscano-
dc.date.accessioned2017-03-21T16:35:11Z-
dc.date.available2017-03-21T16:35:11Z-
dc.date.issued2016-03-
dc.date.submitted2017-03-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10362/20357-
dc.description.abstractA cidade, enquanto suporte territorial de deslocamentos diários, deve permitir que sejam realizados desafios e satisfeitas as necessidades da população. Atualmente, com a expansão dos aglomerados urbanos, estas capacidades têm vindo a ser ameaçadas nas suas diversas dimensões: ambientalmente, através do uso excessivo do transporte individual, economicamente, afetando o estimulo à economia, e socialmente, devido à degradação do espaço público. A mobilidade apresenta-se como um fator de extrema importância, com forte impacto no desenvolvimento sustentável das cidades. Uma vez que coopera para uma melhor qualidade de vida na cidade, devido ao contributo para uma maior equidade social, melhoria ambiental e estimulo à economia local. Deste modo, o estudo da mobilidade demonstra ser indissociável do estudo da cidade, ou seja, do seu planeamento e desempenho face à sustentabilidade. Ciente desta conexão, torna-se necessário analisar as variáveis de uso do solo associadas a uma mobilidade sustentável a fim de melhorar as práticas de planeamento urbano, focadas sempre nas necessidades diárias dos cidadãos. Neste sentido, a presente dissertação analisa em que medida o planeamento urbano influencia a mobilidade, mais concretamente os padrões de viagem, tendo em consideração características de uso do solo essenciais à eficiência de modelos de mobilidade implementados com sucesso. Este estudo aborda ainda o efeito das características socioeconómicas nos padrões de mobilidade atuais. Os principais resultados demonstram que para que exista uma mobilidade enquadrada no planeamento das cidades é necessário que as políticas de uso do solo, que influenciam os padrões de viagem, tenham em consideração as características socioeconómicas da população de modo a satisfazer as suas necessidades diárias. Deste modo, a mobilidade no planeamento da cidade segue dois eixos de desenvolvimento: a cidade compacta (densidade, diversidade de uso do solo e acessibilidade às infraestruturas de transporte) e mobilidade sustentável.pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.subjectDesenvolvimento sustentávelpt_PT
dc.subjectPlaneamento urbanopt_PT
dc.subjectMobilidadept_PT
dc.subjectUso do solopt_PT
dc.subjectCidade compactapt_PT
dc.subjectCaracterísticas socioeconómicaspt_PT
dc.titleMobilidade no Planeamento Sustentável das Cidadespt_PT
dc.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Engenharia Civil – Perfil de Urbanismo e Transportespt_PT
dc.subject.fosDomínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Engenharia Civilpt_PT
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