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http://hdl.handle.net/10362/20357Registo completo
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.contributor.advisor | Amado, Miguel | - |
| dc.contributor.author | Sardinha, Maria Inês Toscano | - |
| dc.date.accessioned | 2017-03-21T16:35:11Z | - |
| dc.date.available | 2017-03-21T16:35:11Z | - |
| dc.date.issued | 2016-03 | - |
| dc.date.submitted | 2017-03 | - |
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10362/20357 | - |
| dc.description.abstract | A cidade, enquanto suporte territorial de deslocamentos diários, deve permitir que sejam realizados desafios e satisfeitas as necessidades da população. Atualmente, com a expansão dos aglomerados urbanos, estas capacidades têm vindo a ser ameaçadas nas suas diversas dimensões: ambientalmente, através do uso excessivo do transporte individual, economicamente, afetando o estimulo à economia, e socialmente, devido à degradação do espaço público. A mobilidade apresenta-se como um fator de extrema importância, com forte impacto no desenvolvimento sustentável das cidades. Uma vez que coopera para uma melhor qualidade de vida na cidade, devido ao contributo para uma maior equidade social, melhoria ambiental e estimulo à economia local. Deste modo, o estudo da mobilidade demonstra ser indissociável do estudo da cidade, ou seja, do seu planeamento e desempenho face à sustentabilidade. Ciente desta conexão, torna-se necessário analisar as variáveis de uso do solo associadas a uma mobilidade sustentável a fim de melhorar as práticas de planeamento urbano, focadas sempre nas necessidades diárias dos cidadãos. Neste sentido, a presente dissertação analisa em que medida o planeamento urbano influencia a mobilidade, mais concretamente os padrões de viagem, tendo em consideração características de uso do solo essenciais à eficiência de modelos de mobilidade implementados com sucesso. Este estudo aborda ainda o efeito das características socioeconómicas nos padrões de mobilidade atuais. Os principais resultados demonstram que para que exista uma mobilidade enquadrada no planeamento das cidades é necessário que as políticas de uso do solo, que influenciam os padrões de viagem, tenham em consideração as características socioeconómicas da população de modo a satisfazer as suas necessidades diárias. Deste modo, a mobilidade no planeamento da cidade segue dois eixos de desenvolvimento: a cidade compacta (densidade, diversidade de uso do solo e acessibilidade às infraestruturas de transporte) e mobilidade sustentável. | pt_PT |
| dc.language.iso | por | pt_PT |
| dc.rights | openAccess | pt_PT |
| dc.subject | Desenvolvimento sustentável | pt_PT |
| dc.subject | Planeamento urbano | pt_PT |
| dc.subject | Mobilidade | pt_PT |
| dc.subject | Uso do solo | pt_PT |
| dc.subject | Cidade compacta | pt_PT |
| dc.subject | Características socioeconómicas | pt_PT |
| dc.title | Mobilidade no Planeamento Sustentável das Cidades | pt_PT |
| dc.type | masterThesis | pt_PT |
| thesis.degree.name | Mestrado em Engenharia Civil – Perfil de Urbanismo e Transportes | pt_PT |
| dc.subject.fos | Domínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Engenharia Civil | pt_PT |
| Aparece nas colecções: | FCT: DEC - Dissertações de Mestrado | |
Ficheiros deste registo:
| Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| Sardinha_2016.pdf | 3,7 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
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