Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10362/20220
Title: A importância da música na vida dos alunos do 2º Ciclo: a prática instrumental Orff
Author: Martins, Ana Cristina Frutuoso da Costa Moita
Advisor: Nogueira, João
Reigado, João Pedro Lopes
Keywords: Educação Musical
Prática de Ensino
Prática instrumental Orff
Music Education
Aprendizagem
Teaching Practice
Learning
Orff instrumental practice
Defense Date: 13-Dec-2016
Abstract: O presente trabalho, realizado no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada (P.E.S.), componente integrante do Mestrado em Ensino de Educação Musical no Ensino Básico, pretende, de forma clara, objetiva e concisa, demonstrar a experiência vivida e as atividades desenvolvidas enquanto aluna, observadora e Professora estagiária de turmas do 2º e 3º Ciclo (6º e 8º Ano) de uma escola pública na região de Lisboa durante o Ano Letivo de 2015/2016, bem como realizar uma reflexão crítica sobre a prática do ensino e aprendizagem da música em ambiente de sala de aula no ensino público. Este Relatório Final da Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Ensino de Educação Musical no Ensino Básico, subordinado ao tema “A Importância da Música na vida dos alunos do 2º Ciclo: a prática instrumental Orff”, desenvolve-se em quatro momentos principais, sob a forma de capítulos: o primeiro, dedicado à disciplina de Educação Musical inserida no contexto das orientações do currículo e outras orientações gerais do Ministério da Educação e Ciência; o segundo relata a conjuntura (matriz social envolvente e população escolar, Projeto Educativo); o terceiro, uma descrição objectiva e fundamentada da actividade desenvolvida na P.E.S. com as turmas envolvidas ao longo do Ano Letivo de 2015/2016, e uma reflexão sobre as aulas observadas e lecionadas; o quarto, procurará lançar as bases para um projecto de investigação centrado na apresentação e discussão teórica das actividades e experiências desenvolvidas junto do universo escolar em que decorreu esta Prática de Ensino Supervisionada, com o objectivo de identificar que importância assume a Música para os alunos do 2º Ciclo.
The present work, accomplished in the Supervised Teaching Practice (S.T.P.) as a integrated component of the Master in Teaching Musical Education in Elementary Education, aims, in a clear, objective and concise way, to reveal the experience as student, observer and Teacher Trainee of Elementary School classes (6th and 8th grades) as well as a critical reflexion on the teaching practice and learning of music in a class environment in public schools. This Final Report of Supervised Teaching Practice for the Master in Teaching Musical Education in Elementary Education, about “The Importance of Music for 5th and 6th grade Student’s life: Orff instrumental practice ”, consists of four main moments/chapters: the first, contextualizes the Musical Education in the ministerial guidelines; the second describes the context in which the Supervised Teaching Practice occurred (social environment, school population, Educational Project of the School); the third presents in detail the activities developed in the S.T.P. with the classes along the school year of 2015/2016 and a reflection on the observed and taught lessons; the fourth looks forward to a potential investigation project work centred in the theoretical discussion about the activities developed in the S.T.P. in order to identify the importance of music for Elementary School students, namely the 5th and 6th grade ones.
URI: http://hdl.handle.net/10362/20220
Designation: Ensino de Educação Musical no Ensino Básico
Appears in Collections:FCSH: DCM - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Entrega_Relatorio_Ana Cristina Moita.pdf6,91 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote 

Items in Repository are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.