Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10362/20135
Title: Professor de línguas: nativo ou não nativo?
Author: Ramón Rico, Josefa
Advisor: Coutinho, Maria Antónia
Lagunas, Neus
Keywords: crenças
mito do professor nativo
professor nativo
professor não nativo
língua materna
língua segunda
língua estrangeira
variação linguística
native teacher
native teacher myth
non-native teacher
mother language
second language
foreign language
language variation
beliefs
Defense Date: 28-Jan-2016
Abstract: Este relatório de práticas aborda a dicotomia que dá título ao mesmo - professor de línguas, nativo ou não nativo? – a partir de três perspetivas diferentes. Do ponto de vista teórico, analisam-se, definem-se e confrontam-se ideias e conceitos relacionados com o tema. Assim, reflete-se sobre o mito do professor nativo como fenómeno generalizado, dentro do estudo das línguas estrangeiras ou línguas segundas. Explora-se também a noção de variação linguística no contexto da lusofonia, visando indagar se a variedade falada pelo professor de Português língua materna terá alguma incidência no seu desempenho enquanto docente. Numa ótica eminentemente prática, esta dualidade conceptual também surgiu no âmbito da PES, como professora estagiária nativa de Espanhol língua estrangeira e professora estagiária não nativa de Português língua materna, no exercício de mediação entre alunos e conteúdos, numa lógica de investigação/ação. Por último, a variável nativo / não nativo é analisada à luz dos dois recursos metodológicos: um estudo de investigação, envolvendo 84 professores e 316 alunos, que teve como objetivo estudar as crenças que os docentes e os discentes têm sobre a citada variável; um estudo de caso, que contou com a participação de quatro professores e quatro turmas do Ensino Secundário de diferentes centros de estudo. A observação e a interpretação complementar destes três olhares permitiu chegar a uma síntese final em relação ao tema que é objeto de estudo.
This report explores the dichotomy that gives title to it – language teacher, native or non-native? – from three different perspectives. From a theoretical point of view, ideas and concepts related to the topic are analyzed, defined and confronted. This report is a reflection about the myth of the native teacher as a widespread phenomenon within the study of foreign languages and second languages. It also explores the notion of language variation in the context of Lusophony, in order to ask if the language variety spoken by the native Portuguese teacher will have some consequence on his performance as a teacher. From a practical point of view, this conceptual duality also came within the PES, as a native teacher of Spanish as a foreign language and a non-native teacher of Portuguese as a native language, in the exercise of mediation between students and contents, in a logic of investigation/action. Finally, the native / non-native variable is analysed in the framework of two methodological resources: a research study involving 84 teachers and 316 students, which aimed to study teachers and learners’ beliefs about the aforementioned variable and a case study, which included the participation of four teachers and four classes of secondary education in different schools. The observation and complementary interpretation of these three perspectives led to a final synthesis regarding the topic that was object of study.
Description: Os anexos deste trabalho estão disponíveis para consulta na Biblioteca (TCD 3594)
URI: http://hdl.handle.net/10362/20135
Designation: Mestrado em Ensino do Português e de Línguas Clássicas no 3º ciclo do Ensino Básico e Secundário e Língua Estrangeira no Ensino Básico e Secundário
Appears in Collections:FCSH: DEPOR - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Modelo formal de apresentação de teses e dissertações na FCSH.pdf1,78 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote 

Items in Repository are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.