Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10362/19998
Title: Contribuições para a Mobilidade Urbana Sustentável em Luanda
Author: Amaro, Lídia Celma Gonçalves Machado
Advisor: Farinha, João Muralha
Amado, Miguel
Keywords: Mobilidade urbana
Sustentabilidade
Acessibilidade
Transporte
Urban mobility
Sustainability
Accessibility
Transport
Defense Date: 29-Sep-2016
Abstract: A mobilidade urbana é hoje um elemento de interesse vital nas sociedades atuais. O seu desempenho exerce um importante impacto no modelo de desenvolvimento sustentável de uma localidade ou região e na qualidade de vida das pessoas. A possibilidade de alcançar uma mobilidade urbana sustentável e satisfatória poderá ser feita através da redução do uso individual de veículos motorizados, uma vez que este tem sido um dos principais problemas de mobilidade em diversas cidades do mundo. Hoje em dia, diversas cidades oferecem alternativas de mobilidade mais eficientes, viáveis, fiáveis, confortáveis, socialmente justas e amigas do ambiente. Luanda, a capital de Angola, está entre as cidades do mundo que vive problemas de mobilidade, e vice-versa. Afeta profundamente a qualidade de vida das pessoas e o funcionamento sustentável da cidade. Daí a realização do presente estudo, como o objetivo de equacionar soluções, estratégias e critérios para melhorar e promover a mobilidade sustentável, tendo em conta os diferentes modos de transporte. A recolha de contribuições por meio de pesquisas aplicadas aos especialistas na área, tais como técnicos de urbanismo, arquitetos, engenheiros civis e entrevistas com os responsáveis por áreas urbanas de Luanda, serviu de base para o quadro teórico do trabalho. Através dos resultados pretende-se identificar os principais problemas e desafios da mobilidade urbana e, em seguida, procurar soluções, conhecer um conjunto de critérios e diretrizes que podem ser incorporados num projeto de desenvolvimento futuro para o desenvolvimento de uma rede de mobilidade sustentável, em Luanda, tendo em conta a cultura, espaço, tempo e as necessidades da população. O Design ou a metodologia consubstanciou-se num estudo descritivo de conveniência. A população foi de 50 indivíduos, a que corresponde aos técnicos e entidades que participam na gestão da província de Luanda e a amostra foi de 23 indivíduos. Os instrumentos aplicados foram o inquérito e a entrevista. O campo de viii ação insere-se no âmbito dos problemas que afetam a mobilidade urbana. As tarefas de investigação foram: elaborar e aplicar o inquérito e a entrevista; identificar os principais problemas da mobilidade em Luanda; analisar os dados adquiridos através de entrevistas e inquéritos; tratamento, análise e interpretação do referido questionário aplicado.
Currently, urban mobility has become the general interest of society, given the major impact it has on the sustainable development of a city or region, and the quality of people's. One possibility of achieving sustainable and satisfactory urban mobility is to reduce the individual use of motor vehicles unnecessarily which has been a huge problem of mobility in some cities of the world. Luanda, the capital of Angola is among the cities in the world that lives mobility problems, and vice versa and hence the realization of this study in order to consider solutions, strategies and criteria to improve and promote sustainable, rational, democratic and secure mobility in different branches. The collection of contributions through applied research to experts in the field, such as urban planning technicians, architects, civil engineers and interviews with those responsible for urban areas of Luanda, formed the basis for the theoretical framework of the work. From the results it is intended to identify the main problems and challenges of urban mobility and then seek solutions, to meet a set of criteria and guidelines that can be incorporated into a future development project for the development of a network of sustainable mobility, Luanda, taking into account the culture, space, time and the population's needs. The Design or methodology was embodied in a descriptive study of convenience. The population was 50 individuals, which corresponds to the technical and entities involved in the management of Luanda province and the sample was 23 individuals. The instruments were the survey and interview. The field of action falls within the scope of the problems that affect urban mobility. The research tasks were: develop and implement the survey and the interview; identify the main problems of mobility in Luanda; analyze the data acquired through interviews and surveys; processing, analysis and interpretation of the applied questionnaire
URI: http://hdl.handle.net/10362/19998
Designation: Mestrado em Urbanismo Sustentável e Ordenamento do Território
Appears in Collections:FCSH: DGPR - Dissertações de Mestrado

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