Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10362/19854
Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorLeão, Carla-
dc.contributor.authorFerreira, Maria Emília Vide-
dc.date.accessioned2017-01-19T18:04:29Z-
dc.date.available2017-01-19T18:04:29Z-
dc.date.issued2012-09-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10362/19854-
dc.description.abstractA União Europeia desempenha um papel central na vida dos Cidadãos Europeus, independentemente de este papel ser ou não reconhecido. Neste sentido, a importância da consciencialização dos cidadãos, sobretudo mais jovens, da realidade que os rodeia bem como da sua própria função na sociedade (tanto no âmbito nacional como europeu) tem vindo a tornar-se imprescindível. Foi com este propósito que surgiu o conceito das Aulas Jacques Delors (AJD) do Centro de Informação Europeia Jacques Delors (CIEJD), elemento central do estágio desenvolvido e objeto de estudo do presente relatório. As AJD têm como objetivo informar os cidadãos, complementando os seus conhecimentos preexistentes, sobre a história, geografia e políticas desenvolvidas pela União Europeia e, sobretudo, despertar os jovens cidadãos para as inúmeras possibilidades que rodeiam o conceito de cidadania ativa. O presente relatório de estágio pretende descrever uma experiência profissional de nove meses na Unidade de Formação, Animação Pedagógica e Projetos do Centro de Informação Europeia Jacques Delors, que teve um enfoque especial na interação com o público mais jovem e nas perceções deste público relativamente à sua condição de cidadãos europeus, seguida de uma análise sobre a importância deste conceito e do aproveitamento das estruturas providenciadas pela União Europeia aos seus cidadãos.pt_PT
dc.description.abstractThe European Union plays a central role in the lives of European citizens, regardless of whether or not this role is recognized. In this sense, the importance of citizen awareness, especially among the younger groups, of the reality that surrounds them as well as of their own role within the society (both national and European) has become essential. It was with this purpose that the concept of the Jacques Delors Classes of the Jacques Delors European Information Centre (CIEJD), the central element of the internship and of the present report, was created. These classes aim at informing citizens and complementing their background knowledge on the history, geography and policies developed by the European Union and on the immense possibilities that surround the concept of active citizenship. This report intends to describe a nine month internship experience at the Jacques Delors European Information Centre, with a special focus on the interaction with the younger audience and their perceptions concerning their condition as European citizens, followed by an analysis of the importance of this concept and of the use of facilities provided by the EU to its citizens.pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectCidadaniapt_PT
dc.subjectCitizenshippt_PT
dc.subjectConsciencializaçãopt_PT
dc.subjectAwarenesspt_PT
dc.subjectEducaçãopt_PT
dc.subjectEducationpt_PT
dc.subjectUnião Europeiapt_PT
dc.subjectEuropean Unionpt_PT
dc.titleA educação como alicerce de uma cidadania ativapt_PT
dc.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Ciências Políticas e Relações Internacionais, especialização Estudos Europeuspt_PT
dc.subject.fosDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências Políticaspt_PT
Aparece nas colecções:FCSH: DEP - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
RELATORIO final-4.pdf11,03 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.