Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10362/19647
Título: A questão da identidade e o processo de agendamento : do anonimato à ascensão de Vale e Azevedo como figura mediática
Autor: Varela, António da Trindade Caxatra
Orientador: Esteves, João Pissarra
Palavras-chave: Vale e Azevedo
Identidade
Celebridade
Agendamento
Vale e Azevedo
Identity
Celebrity
Agenda-setting
Data de Defesa: 9-Jun-2016
Resumo: Vale e Azevedo, um indivíduo anónimo, em 1996, quis ser presidente do clube desportivo mais representativo em Portugal, o Benfica. Para realizar este objetivo, enquadrado nas lógicas de procura de reconhecimento numa sociedade onde a experiência mediatizada influencia decisivamente os processos de autoidentificação e os indivíduos são sugestionados a escolher estilos de vida, Vale e Azevedo procurou potenciar o efeito da ação dos media, através do qual modalizou a sua própria afirmação enquanto sujeito. Na construção da identidade de candidato presidencial, Vale e Azevedo desenvolveu um conhecimento aprofundado dos mecanismos do agendamento, tornando-se um protagonista capaz de progressivamente se ir ligando a uma audiência que o transformou num indivíduo reconhecido, com estatuto de celebridade, capaz de abrigar no seu discurso de rutura a comunidade que o levou à consecução do objetivo. Este caminho foi percorrido a dois tempos. O candidato participou numa primeira eleição, que perdeu, mas lhe permitiu fazer uma aprendizagem para o desenvolvimento da estratégia de imposição pessoal, com a construção de uma agenda que passou também a ser a agenda dos media e o fornecimento de enquadramentos aos jornalistas. Depois de 563 dias de exposição, entre a primeira aparição mediática e a segunda eleição, Vale e Azevedo consumou o objetivo, mas num palco em que a identidade entretanto construída até a ele se tornou estranha e a qual manifestamente deixou de desejar.
Vale e Azevedo, an anonymous individual in 1996, wanted to be president of the sports club most representative in Portugal, Benfica. This objective, framed in recognition search logic in a society where the mediated experience significantly influences the selfidentification processes and individuals are suggestible to choose lifestyles, Vale e Azevedo sought to enhance the effect of the action of the media, through which he modalized his own self presentation. In the construction of presidential candidate identity, Vale e Azevedo has developed an extensive knowledge of the agenda-setting mechanisms, becoming a capable protagonist gradually linking to an audience that turned him into a recognized individual with celebrity status, able to house in his disruption speech community that led to the achievement of the objective. This path had two times. The applicant took part in the first election, which he lost, but allowed him to make a learning for the development of personal affirmation strategy, with the construction of an agenda that also happened to be the agenda of the media and providing frameworks for journalists. After 563 days of display between the first media appearance and the second election, Vale e Azevedo accomplished the goal, but a stage in which the identity however built even became strange to him and which he clearly no longer desired.
URI: http://hdl.handle.net/10362/19647
Designação: Ciências da Comunicação, Especialização Estudos dos Media e Jornalismo
Aparece nas colecções:FCSH: DCC - Dissertações de Mestrado

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