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dc.contributor.advisorCosta, Ana Cristina Marinho da-
dc.contributor.authorCastigo, Sérgio-
dc.date.accessioned2016-12-20T15:23:31Z-
dc.date.available2016-12-20T15:23:31Z-
dc.date.issued2016-12-15-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10362/19641-
dc.descriptionProject Work presented as the partial requirement for obtaining a Master's degree in Statistics and Information Management, specialization in Information Analysis and Managementpt_PT
dc.description.abstractO presente trabalho tem como objetivo, a análise estatística dos fatores do clima organizacional e da satisfação dos trabalhadores de um banco em Moçambique, pois entendemos que, a gestão das empresas deve passar, pela compreensão dos fatores relevantes ao clima organizacional, assim como da satisfação do trabalhador. É importante no entanto, saber como esses fatores se influenciam ou se relacionam dentro da organização. A base de dados foi recolhida com o objetivo de controlo de qualidade das ações e trabalhos fornecidos na empresa. No entanto, foram consideradas algumas dimensões (fatores) subjacentes à avaliação do clima organizacional e da satisfação dos trabalhadores. A análise baseou-se fundamentalmente nas técnicas das estatísticas multivariadas, com ênfase na Análise Fatorial e da ANOVA para encontrar os fatores comuns e avaliar a existência das diferenças significativas destes, nas categorias da população em estudo. Os resultados mostram que seis fatores principais podem ser retidos, a saber: fator liderança da empresa, fator comprometimento organizacional, fator reconhecimento, fator ocupacional (trabalho e função), o fator da dimensão ambiental da unidade orgânica e o sexto fator foi a dimensão organizacional da unidade orgânica. Os resultados da pesquisa revelaram um índice bastante elevado das respostas positivas, o que mostrou um grau de satisfação positivo e um clima, ou ambiente de trabalho, favorável para o desempenho profissional dos colaboradores da empresa. As recomendações levantadas incluem a necessidade da empresa procurar formas de manter os seus trabalhadores satisfeitos com o fator reconhecimento e que, de forma clara, os colaboradores compreendam o reconhecimento que lhes são dados, dentro das suas categorias, direção e unidade orgânica. Deverá também procurar alternativas para equilibrar as tarefas por género, para não parecer que existem funções tão específicas por géneros, equilibrando a distribuição dos cargos.pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.subjectClima organizaçãopt_PT
dc.subjectSatisfação do trabalhadorpt_PT
dc.subjectFatores e Análise estatísticaspt_PT
dc.titleAnálise estatística dos fatores do clima organizacional e da satisfação dos trabalhadores de um Banco em Moçambiquept_PT
dc.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Estatística e Gestão de Informação, especialização em Análise e Gestão de Informaçãopt_PT
dc.identifier.tid201433869pt_PT
Aparece nas colecções:NIMS - Dissertações de Mestrado em Estatística e Gestão da Informação (Statistics and Information Management)

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