Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10362/19584
Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorFerreira, Manuel Pedro-
dc.contributor.authorHenriques, Luís Carlos Fortuna-
dc.date.accessioned2016-12-15T18:19:50Z-
dc.date.available2018-03-25T01:00:21Z-
dc.date.issued2015-03-25-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10362/19584-
dc.description.abstractDuarte Lobo foi um dos compositores portugueses que, no seu tempo, mais se distinguiu internacionalmente. Dele foram impressos quatro volumes de música na conhecida Oficina Plantiniana de Antuérpia, uma das mais conceituadas casas de impressão europeias. Em Portugal ainda fez imprimir na Casa Craesbeeck duas edições de cantochão. Contudo, é um dos poucos compositores portugueses cuja obra não foi editada em tempos modernos. Apesar de já terem sido editadas algumas obras do Liber Missarum de 1621, a identificação em Maio de 2012 de um volume deste livro de missas na Sé de Angra, conduziu à transcrição de três missas-paródia deste livro, que utilizam como modelo motetes do compositor espanhol Francisco Guerrero. Partindo da relação entre cada um dos modelos e respectivas missas pretende este estudo contribuir para uma melhor compreensão dos processos de imitação e emulação ainda utilizados pelos compositores portugueses no início do século XVII, centrando-se na análise do processo de composição presente nas três missas de Duarte Lobo, enquadrando-os no contexto ibérico da imitação de mestres conceituados como Francisco Guerrero e Cristóbal de Morales e a influência que estes tiveram nas gerações seguintes, onde se inclui Duarte Lobo.pt_PT
dc.description.abstractDuarte Lobo was one of the most internationally distinguished Portuguese composers during his time. four volumes of his music were printed at the famous Oficina Plantiniana in Antwerp, one of the most reputable European printing houses. In Portugal he arranged for the printing of two editions of plainchant at the Craesbeeck house in Lisbon. Nevertheless, he is one of the few Portuguese composers whose work was not fully edited in modern times. Although some works from the 1621 Liber Missarum have already been edited, the identification in May 2012 of a volume of this book of masses at Angra Cathedral led to the transcription of three parody masses from this book, which use as a model motets by the Spanish composer Francisco Guerrero. Starting from the relation between each of the models and the respective masses this study aims to contribute to a better understanding of the processes of imitation and emulation still in use by the Portuguese composers at the beginning of the seventeenth century, focusing on the analysis of the process of composition present in the three masses by Duarte Lobo, putting them in the Iberian context of the imitation of established masters like Francisco Guerrero and Cristóbal de Morales and the influence they had on the following generations, where Duarte Lobo is included.pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectpolyphonypt_PT
dc.subjectpolifoniapt_PT
dc.subjectDuarte Lobopt_PT
dc.subjectFrancisco Guerreropt_PT
dc.subjectLiber Missarumpt_PT
dc.subjectmissa-paródiapt_PT
dc.subjectparody masspt_PT
dc.titleAs três missas de Duarte Lobo sobre motetes de Francisco Guerrero no Liber Missarum de 1621: Uma visão analítica do seu processo de construçãopt_PT
dc.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Ciências Musicais, especialização Musicologia Históricapt_PT
dc.identifier.tid201057891pt_PT
dc.subject.fosDomínio/Área Científica::Humanidades::Artes::Músicapt_PT
Aparece nas colecções:FCSH: DCM - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Tese Reformulada.pdf6,08 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.