Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/10362/19567
Título: | Composição e produção em estúdio na era digital: Um caso de estudo |
Autor: | Fuhrmann, Theron |
Orientador: | Pires, Isabel |
Palavras-chave: | Pré-produção musical Music Pre-production produção musical music production técnicas technique captação capture edição editing mistura mixing masterização mastering |
Data de Defesa: | 7-Jul-2015 |
Resumo: | Este documento tem como principal função relatar as atividades praticadas e o
conhecimento adquirido ao longo de um semestre de estágio no Pimenta Preta Estúdio
no âmbito de produção musical. O estudo aqui apresentado, foca na produção musical
realizada com a tecnologia digital, e foi de suma importância para a fixação de
conceitos de música e tecnologia aprendidos durante o Mestrado em Artes Musicais.
Juntamente ao estudo de produção musical, este texto inclui uma descrição da
estrutura acústica do estúdio, assim como de todos os equipamentos utilizados ao
longo do estágio realizado.
Os principais temas abordados aqui envolvem processos técnicos, tais como o
posicionamento de microfones, a aplicação de plugins, edição, mistura e masterização
de áudio, e pretendeu-se além do estudo técnico destas atividades, realizar uma
análise reflexiva sobre as práticas no ambiente de estúdio. Procurou-se visualizar as
temáticas de um ponto de vista crítico, para se compreender como a dinâmica de
trabalho proporcionada pela tecnologia digital influência na criação, produção e
divulgação musical. É importante ressaltar que as técnicas desenvolvidas aqui,
também são de caráter artístico, logo, são características que identificam um modo de
trabalho muito particular do estúdio e de cada indivíduo que fez parte dos projetos
realizados no Pimenta Preta.
O conhecimento adquirido ao longo das 400 horas estágio, permitiu que o
estagiário realizasse um projeto de gravação e produção de quatro faixas em conjunto
com outros alunos e músicos da Universidade Nova de Lisboa. This document's main function is to report the activities practiced and the knowledge acquired over the last semester, during a traineeship of music production made at Pimenta Preta Estúdio. The study presented here focuses on the production performed with digital technology, and was critical to the establishment of music and technology concepts learned during the Master of Musical Arts. Along with the study of music production, this paper includes a description of the studio acoustic structure, as well as all equipment used throughout the traineeship. The main topics discussed here involve technical processes, such as the positioning of microphones, the application of plugins, editing, mixing and mastering audio, and it was intended beyond the technical study of these activities, carry a reflective analysis of the practice in the environment of the studio. We tried to view the issues from a critical point of view, to understand how the dynamics of work provided by digital technology influence on the creation, production and dissemination of music nowadays. Importantly, the techniques developed here are also of artistic character, and are characteristics that identify a very particular way of working of this studio and of every individual professional who was part of the projects in the Pimenta Preta. The knowledge acquired over 400 hours of traineeship, allowed the trainee conduct a recording project and producing four tracks together with other students and musicians of the Universidade Nova de Lisboa. |
URI: | http://hdl.handle.net/10362/19567 |
Designação: | Mestrado em Artes Musicais |
Aparece nas colecções: | FCSH: DCM - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Theron Fuhrmann.pdf | 1,4 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.