Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10362/19551
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dc.contributor.advisorNavas, Helena-
dc.contributor.advisorNunes, Isabel-
dc.contributor.authorAlves, João Francisco Serigado Dias-
dc.date.accessioned2016-12-13T14:04:04Z-
dc.date.available2016-12-13T14:04:04Z-
dc.date.issued2015-09-
dc.date.submitted2016-12-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10362/19551-
dc.description.abstractCom o crescente nível de competitividade, são necessárias novas medidas para manter as empresas capazes de fazer frente à concorrência. Metodologias e filosofias desenvolvidas em diversos sectores tornam-se essenciais para enfrentar esta competitividade e a metodologia TRIZ não é exceção. Os prazos diminutos e a necessidade de respostas eficientes e rápidas, tornam a TRIZ uma boa “aquisição” à lista de ferramentas existentes. A presente dissertação foi desenvolvida no âmbito de um projeto de melhoria contínua realizado na Mitsubishi Fuso Truck Europe (MFTE). O objetivo do estudo visou integrar os princípios de gestão Lean e de Ergonomia com as técnicas e ferramentas analíticas da TRIZ, de forma a conseguir obter soluções mais estruturadas e inovadoras, num menor espaço de tempo. A MFTE dedica-se à montagem de veículos automóveis de mercadorias do modelo Fuso Canter e integra o grupo multinacional Daimler AG. Sendo gerida pelo Truck Operating System (TOS) , o sistema de gestão integrado do grupo, a sua filosofia de melhoria contínua orienta-se por ferramentas tradicionais da filosofia Lean. A TRIZ, como ferramenta de inovação sistemática e resolução inventiva de problemas, vem representar um contributo importante na gestão estratégica e operacional implementada na empresa. Assim, no âmbito do projeto são apresentados dois casos concretos da aplicação do modelo que integra as metodologias em estudo. Uma das aplicações focou-se na conceção de um novo conceito de kit de abastecimento, com recurso à Matriz de Contradições. A outra aplicação da metodologia visou a resolução de um problema de desadequação ergonómica existente num posto da linha de revestimento, com a utilização da Análise Substância Campo. A implementação das melhorias propostas permitiu reduzir desperdícios, desenvolver soluções mais ergonómicas e apresentar uma proposta para futura eliminação/redução de problemas a nível de Segurança Ocupacional.pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.subjectTRIZpt_PT
dc.subjectLeanpt_PT
dc.subjectErgonomiapt_PT
dc.subjectTOSpt_PT
dc.subjectInovação sistemáticapt_PT
dc.subjectMelhoria contínuapt_PT
dc.titleAplicação da metodologia TRIZ e princípios ergonómicos à análise e conceção de sistemas num ambiente de melhoria contínuapt_PT
dc.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Engenharia e Gestão Industrialpt_PT
dc.subject.fosDomínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Engenharia Mecânicapt_PT
Aparece nas colecções:FCT: DEMI - Dissertações de Mestrado

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