Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/10362/19093| Título: | A rádio e os jovens na cultura contemporânea: usos e hábitos em Portugal e Brasil |
| Autor: | Weigelt, Diego |
| Orientador: | Rosa, Jorge Martins |
| Palavras-chave: | Rádio young people jovens new media novos media media convergence convergência mediática |
| Data de Defesa: | 10-Set-2016 |
| Resumo: | Esta tese articula três principais eixos de investigação: a rádio, como meio de
comunicação de massa e área de estudos em Ciências da Comunicação; os jovens, um
público por vezes negligenciado nos estudos da área, porém muito importante no atual
contexto histórico, social e mediático; e os novos media, componentes relevantes
nesse mesmo contexto e atores de mudanças estruturais nos comportamentos dos
utilizadores com os media em geral. Na atualidade, as relações entre a juventude e os
media estão sujeitas a uma metamorfose incessante de dispositivos informacionais de
todos os tipos. A escrita, a leitura, a visão, a audição, assim como a criação e
aprendizagem são capturadas por uma tecnologia cada vez mais avançada, cujos
principais utilizadores são os jovens. Através da convergência tecnológica acredita-se
que a produção e o consumo de informação possam acontecer de forma mais eficiente.
E foi nesse cenário de inovação tecnológica que a rádio deixou de ser um meio
consumido através de apenas um dispositivo; hoje, pode-se consumir diversos
conteúdos radiofónicos em outros aparelhos, muitas vezes através internet que criou
um alcance universal aos ouvintes. Por isso, é preciso questionar: que usos e hábitos
de consumo radiofónico surgem? É possível então delinear uma cultura própria do
jovem em relação à rádio e seu consumo? Para analisar as relações entre rádio, jovens
e novos media, além de uma revisão bibliográfica acerca dos temas, foram realizados
inquéritos com 160 jovens portugueses e brasileiros, de 15 a 18 anos, de escolas
privadas de Lisboa e Porto Alegre, respectivamente. O objectivo com os inquéritos foi
levantar aspetos diretamente relacionados ao consumo radiofónico dos jovens:
conteúdos consumidos, dispositivos utilizados, hábitos de frequência e tempo de
escuta, a influência da família, o papel da rádio no seu quotidiano, entre outros. A
partir das respostas dos jovens, foram desenvolvidas três etapas de análise: a primeira,
mais descritiva e quantitativa, foca-se na exposição dos resultados em cada país; a
segunda, já mais qualitativa, dedica-se ao levantamento de diferenças e semelhanças
no consumo radiofónico dos jovens portugueses e brasileiros com o intuito de apontar
elementos para uma possível cultura propriamente juvenil em relação à rádio; e a
terceira, a fim de evitar a massificação dos resultados e dos participantes, reside na
análise personificada e aprofundada de dez perfis selecionados pela relevância de suas
respostas. Verificou-se uma forte presença ainda dos dispositivos tradicionais para o
consumo radiofónico, apesar da tendência dos jovens para as novas tecnologias, um
protagonismo do auto-rádio e do carro como local de escuta, uma influência
significativa da família na dieta mediática da juventude, a centralidade da música e a
valorização da informação como conteúdos radiofónicos, a domesticação do
telemóvel e a noção da rádio como entretenimento e companhia. Todos esses indícios
contribuem para a constituição de uma possível cultura jovem de consumo
radiofónico, especialmente lusófona. This thesis articulates three main areas of research: the radio, as a means of mass communication and a field of study in Communication Sciences; young people, an audience many times overlooked in studies of the area, but very important in the present historical, social and media context; and new media, relevant components in the same context and actors of structural changes in user behavior regarding media in general. Currently, the relationship between the youth and the media is subject to a constant metamorphosis of informational devices of all kinds. Writing, reading, sight, hearing, and creating and learning are captured by a technology increasingly advanced, whose main users are young people. Through the technological convergence, it is believed that the production and consumption information may occur more efficiently. And, in this technological innovation scenario, the radio is no longer a means consumed through only one device; today, one can consume several radio contents through other devices, often through the internet that created a universal access to listeners. Therefore, we must ask: which are the uses and radio consumption habits arising from this context? May we then draw a culture specifically of the young people in relation to radio and its consumption? To analyze the relationship between radio, youth and new media, besides a literature review on these three topics, surveys were conducted with 160 Portuguese and Brazilian young students, from 15 to 18 years old, of private schools in Lisbon and Porto Alegre. The aim with the surveys was to identify aspects directly related to the radio consumption performed by youth: consumed content, devices used, frequency, time and habits of listening, the influence of the family, the role of radio in their everyday lives, among others. From the responses, three analysis stages were developed: the first, more descriptive and quantitative, focuses on the display of the results in each country; the second, more qualitative, is dedicated to raising differences and similarities in radio consumption by Portuguese and Brazilian students in order to point out elements for a possible specifically youth culture in relation to the radio; and the third, in order to avoid the massification of the results and the participants, lies in personified and densified analysis of ten profiles selected by the relevance of their answers. There was a strong presence still of traditional devices for radio consumption, despite the tendency of young people to new technologies, the main role of the car radio and the car as a place of listening, a significant family influence in the media diet of youth, the centrality of music and the appreciation of information as a radio content, the mobile phone domestication and the notion of radio as entertainment and company. All this evidence contributes to the establishment of a possible youth culture of radio consumption, especially Lusophone. |
| URI: | http://hdl.handle.net/10362/19093 |
| Designação: | Doutoramento em Ciências da Comunicação, especialidade Cultura Contemporânea e Novas Tecnologias |
| Aparece nas colecções: | FCSH: DCC - Teses de Doutoramento |
Ficheiros deste registo:
| Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| Tese - Diego Weigelt 2016.pdf | 7,89 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.











