Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10362/190016
Título: The Effectiveness of Picturebooks to Teach Vocabulary in Preschool EFL Classes
Autor: Oliveira, Diana Marlene Silva
Orientador: Leslie, Carolyn Elizabeth
Palavras-chave: Picturebooks
Livros Ilustrados
Vocabulary
Vocabulário
Preschool
Pré-escola
EFL
Inglês Língua Estrangeira
Very Young Learners
Aprendizes Muito Jovens
Data de Defesa: 4-Jul-2025
Resumo: This study aimed to answer the research question: How effective is the use of picturebooks in teaching vocabulary to three-year-old children in preschool EFL classes? The research was conducted with a group of ten children who were beginning their English language studies in preschool, during the first term of the academic year. To address this question, two picturebooks were carefully selected, and activities were designed around them, integrating the content with the coursebook adopted by the institution. A comprehensive programme was developed, consisting of twelve lessons planned according to expert recommendations on using picturebooks in foreign language teaching. The central aim was to assess the impact of picturebooks on vocabulary acquisition, focusing on both receptive and productive language skills. To evaluate this, specific assessment methods were developed, designed to measure the children's progress in acquiring new vocabulary. Additionally, assessment methods were created to assess not only vocabulary acquisition but also the overall teaching and learning process. It is my belief that for children to learn effectively, the teaching process, the activities carried out, and the materials used must be engaging and well-received by the students. The study utilised a combination of direct and indirect observation, using video recordings, assessments of vocabulary knowledge, and informal feedback to determine the effectiveness of the approach. The research considered various factors, such as the children's interest and engagement with the picturebooks, the interactive activities surrounding the books, and the connection between the materials used and the children's language development. The evaluation of both receptive and productive vocabulary acquisition was carried out through simple tests, such as identifying pictures corresponding to flashcards and retelling the stories by the students using the picturebooks. The findings of this study suggest that picturebooks can be a highly effective tool for teaching vocabulary to young children in a preschool EFL setting. They provide an engaging and interactive means of learning, promoting vocabulary acquisition through context, repetition, and visual support. Furthermore, the study indicates that when teaching methods, materials, and activities align with the interests and needs of young learners, the process of learning becomes more effective and enjoyable. It also suggests that children learn vocabulary more effectively when it is meaningful to them and when it is learned in a fun, engaging way, using gestures, voices, and objects such as masks, for example. The study demonstrated that while the frequency with which children hear words may be important, what appears to be more crucial is the meaning each word holds for the children and how they relate the word to their own experiences and life events.
Este estudo teve como objetivo responder à questão de investigação: Qual a eficácia do uso de livros ilustrados no ensino de vocabulário a crianças de três anos em aulas de inglês como língua estrangeira (EFL) na pré-escola? A pesquisa foi realizada com um grupo de dez crianças que estavam a começar os seus estudos de inglês na préescola, durante o primeiro período do ano letivo. Para responder a esta questão, foram criteriosamente selecionados dois livros ilustrados, e foram desenhadas atividades em torno destes, integrando o conteúdo com o manual adotado pela instituição. Foi desenvolvido um programa abrangente, composto por doze aulas, planeadas de acordo com as recomendações de especialistas no uso de livros ilustrados no ensino de línguas estrangeiras. O objetivo central foi avaliar o impacto dos livros ilustrados na aquisição de vocabulário, com foco nas competências linguísticas recetivas e produtivas. Para avaliar isso, foram desenvolvidos métodos de avaliação específicos, concebidos para medir o progresso das crianças na aquisição de novo vocabulário. Adicionalmente, foram criados métodos de avaliação não só para medir a aquisição de vocabulário, mas também para avaliar o processo global de ensino e aprendizagem. Acredito que, para as crianças aprenderem de forma eficaz, o processo de ensino, as atividades realizadas e os materiais utilizados devem ser envolventes e bem recebidos pelos alunos. O estudo utilizou uma combinação de observação direta e indireta, recorrendo a gravações de vídeo, avaliações do conhecimento de vocabulário e feedback informal para determinar a eficácia da abordagem. A pesquisa considerou vários fatores, como o interesse e o envolvimento das crianças com os livros ilustrados, as atividades interativas em torno dos livros e a ligação entre os materiais utilizados e o desenvolvimento linguístico das crianças. A avaliação da aquisição de vocabulário, tanto recetivo como produtivo, foi realizada através de testes simples, como identificar imagens correspondentes a flashcards e recontar as histórias pelos alunos utilizando os livros ilustrados. Os resultados deste estudo sugerem que os livros ilustrados podem ser uma ferramenta altamente eficaz no ensino de vocabulário a crianças pequenas em contextos de EFL na pré-escola. Eles proporcionam uma forma envolvente e interativa de aprendizagem, promovendo a aquisição de vocabulário através do contexto, da repetição e do suporte visual. Além disso, o estudo indica que, quando os métodos de ensino, os materiais e as atividades estão alinhados com os interesses e as necessidades dos jovens aprendizes, o processo de aprendizagem torna-se mais eficaz e agradável. Também sugere que as crianças aprendem vocabulário de forma mais eficaz quando este é significativo para elas e quando é aprendido de uma maneira divertida e envolvente, utilizando gestos, vozes e objetos como máscaras, por exemplo. O estudo demonstrou que, embora a frequência com que as crianças ouvem palavras seja importante, o que parece ser mais crucial é o significado que cada palavra tem para as crianças e como elas associam a palavra às suas próprias experiências e vivências.
Descrição: Mestrado em parceria com a Universidade Aberta
URI: http://hdl.handle.net/10362/190016
Designação: Mestrado em Didática do Inglês
Aparece nas colecções:FCSH: DLCLM - Dissertações de Mestrado

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