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    http://hdl.handle.net/10362/189550| Título: | Corrective Feedback and Motivation in Adult EFL Learners: A Systematic Review | 
| Autor: | Leonardo, Inês Correia | 
| Orientador: | Martins, Margarida Pereira | 
| Palavras-chave: | Oral Corrective Feedback Feedback Corretivo Oral Learner Motivation Motivação dos alunos Adult EFL Learners Aprendentes adultos de Inglês como língua estrangeira Language Learning Revisão sistemática da literatura Systematic Literature Review Aprendizagem de língua | 
| Data de Defesa: | 16-Jul-2025 | 
| Resumo: | Learning a new language as an adult is a multifaceted process, with motivation playing a
fundamental role in successful language learning. This systematic literature review examines
the impact of oral corrective feedback (OCF) on the motivation of adult English as a Foreign
Language (EFL) learners.
The methodology of this study involved searching bibliographic databases for relevant, peerreviewed articles, eliminating duplicates, screening abstracts, and conducting a full reading
of selected papers. Exclusion criteria were applied to refine the search, and the final sample
comprised 15 articles. Descriptive statistics were then used to analyze publication trends and
keyword frequencies, while the literature synthesis identified key connections and patterns.
This review emphasizes that no single feedback type is universally optimal. Instead, a
balanced approach combining various feedback strategies is most effective in supporting
learner motivation. Furthermore, factors such as learners’ proficiency levels and the specific
learning context mediate the effectiveness of feedback.
Additionally, this dissertation offers practical insights for language instructors, emphasizing
how tailored feedback strategies can enhance learner motivation. Ultimately, it contributes
to a deeper understanding of the role of corrective feedback in adult language education,
offering significant suggestions for improving teaching practices. Aprender uma nova língua na idade adulta é um processo multifacetado, no qual a motivação desempenha um papel fundamental na aprendizagem de uma língua. A presente revisão sistemática da literatura explora o impacto do feedback corretivo oral na motivação dos alunos adultos de Inglês como Língua Estrangeira. A metodologia deste estudo consistiu na pesquisa em bases de dados bibliográficas por artigos relevantes e avaliados por pares, eliminando duplicados, analisando resumos e efetuando a leitura completa dos artigos escolhidos. Durante o processo, foram aplicados critérios de exclusão para refinar a pesquisa, resultando numa amostra final de 15 artigos. De seguida, foram realizadas estatísticas descritivas de forma a analisar as tendências de publicação e a frequência de palavras-chave, enquanto a síntese da literatura identificou as principais conexões e padrões. Este estudo destaca que nenhum tipo único de feedback é universalmente ótimo. Em vez disso, uma abordagem equilibrada que combine várias estratégias de feedback revela-se a mais eficaz para incentivar a motivação dos estudantes. Além disso, fatores como os níveis de proficiência dos alunos e o contexto específico de aprendizagem influenciam a eficácia do feedback. Adicionalmente, esta dissertação oferece implicações práticas para os docentes de línguas, sublinhando como estratégias de feedback personalizadas podem potenciar a motivação dos alunos. Em última análise, contribui para uma compreensão mais profunda do papel do feedback corretivo na educação linguística adulta, oferecendo sugestões para a melhoria das práticas de ensino. | 
| Descrição: | Mestrado em parceria com a Universidade Aberta | 
| URI: | http://hdl.handle.net/10362/189550 | 
| Designação: | Mestrado em Didática do Inglês | 
| Aparece nas colecções: | FCSH: DLCLM - Dissertações de Mestrado | 
Ficheiros deste registo:
| Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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| Mestrado_Inês_Correia_Leonardo.pdf | 1,43 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir | 
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