Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10362/189550
Título: Corrective Feedback and Motivation in Adult EFL Learners: A Systematic Review
Autor: Leonardo, Inês Correia
Orientador: Martins, Margarida Pereira
Palavras-chave: Oral Corrective Feedback
Feedback Corretivo Oral
Learner Motivation
Motivação dos alunos
Adult EFL Learners
Aprendentes adultos de Inglês como língua estrangeira
Language Learning
Revisão sistemática da literatura
Systematic Literature Review
Aprendizagem de língua
Data de Defesa: 16-Jul-2025
Resumo: Learning a new language as an adult is a multifaceted process, with motivation playing a fundamental role in successful language learning. This systematic literature review examines the impact of oral corrective feedback (OCF) on the motivation of adult English as a Foreign Language (EFL) learners. The methodology of this study involved searching bibliographic databases for relevant, peerreviewed articles, eliminating duplicates, screening abstracts, and conducting a full reading of selected papers. Exclusion criteria were applied to refine the search, and the final sample comprised 15 articles. Descriptive statistics were then used to analyze publication trends and keyword frequencies, while the literature synthesis identified key connections and patterns. This review emphasizes that no single feedback type is universally optimal. Instead, a balanced approach combining various feedback strategies is most effective in supporting learner motivation. Furthermore, factors such as learners’ proficiency levels and the specific learning context mediate the effectiveness of feedback. Additionally, this dissertation offers practical insights for language instructors, emphasizing how tailored feedback strategies can enhance learner motivation. Ultimately, it contributes to a deeper understanding of the role of corrective feedback in adult language education, offering significant suggestions for improving teaching practices.
Aprender uma nova língua na idade adulta é um processo multifacetado, no qual a motivação desempenha um papel fundamental na aprendizagem de uma língua. A presente revisão sistemática da literatura explora o impacto do feedback corretivo oral na motivação dos alunos adultos de Inglês como Língua Estrangeira. A metodologia deste estudo consistiu na pesquisa em bases de dados bibliográficas por artigos relevantes e avaliados por pares, eliminando duplicados, analisando resumos e efetuando a leitura completa dos artigos escolhidos. Durante o processo, foram aplicados critérios de exclusão para refinar a pesquisa, resultando numa amostra final de 15 artigos. De seguida, foram realizadas estatísticas descritivas de forma a analisar as tendências de publicação e a frequência de palavras-chave, enquanto a síntese da literatura identificou as principais conexões e padrões. Este estudo destaca que nenhum tipo único de feedback é universalmente ótimo. Em vez disso, uma abordagem equilibrada que combine várias estratégias de feedback revela-se a mais eficaz para incentivar a motivação dos estudantes. Além disso, fatores como os níveis de proficiência dos alunos e o contexto específico de aprendizagem influenciam a eficácia do feedback. Adicionalmente, esta dissertação oferece implicações práticas para os docentes de línguas, sublinhando como estratégias de feedback personalizadas podem potenciar a motivação dos alunos. Em última análise, contribui para uma compreensão mais profunda do papel do feedback corretivo na educação linguística adulta, oferecendo sugestões para a melhoria das práticas de ensino.
Descrição: Mestrado em parceria com a Universidade Aberta
URI: http://hdl.handle.net/10362/189550
Designação: Mestrado em Didática do Inglês
Aparece nas colecções:FCSH: DLCLM - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Mestrado_Inês_Correia_Leonardo.pdf1,43 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.