Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10362/189200
Título: Multilinguismo e Multiculturalismo no quotidiano da Guiné-Bissau: a resposta do Currículo no Sistema Educativo Nacional
Autor: Mané, Mussa
Orientador: Gale, Ana Maria Mão de Ferro Martinho Carver
Varela, Raquel Cardeira
Palavras-chave: Multilinguismo
Multilingualism
Multiculturalismo
Multiculturalism
Língua Portuguesa
Portuguese Language
Currículo
Curriculum
Ensino
Teaching
Língua Materna
Mother Tongue
Guiné-Bissau
Guinea-Bissau
Data de Defesa: 25-Mai-2025
Resumo: A presente investigação sob o tema “Multilinguismo e multiculturalismo no quotidiano da Guiné-Bissau: a resposta do currículo no sistema educativo nacional, pretende analisar de que maneira o currículo responde à situação do multilinguismo presente no dia a dia do guineense. O currículo escolar é um elemento essencial para compreender a organização de uma sociedade e o seu desenvolvimento. Esta pesquisa procura perceber a configuração sociolinguística do país, registar como convive a língua portuguesa enquanto língua oficial com as diversas línguas no quotidiano e no espaço público e observar e registar os campos e os níveis de convivência dessas línguas/culturas em presença. Para realização deste estudo recorremos a metodologia qualitativa com abordagem interpretativa, descritiva e analítica. Com base na análise documental, concluímos que apesar de a língua portuguesa ser língua oficial e língua do ensino guineense, ainda apresenta grandes dificuldades quanto ao seu uso espontâneo, assim procuramos trazer algumas reflexões e recomendações sobre cuidado que se deve ter em relação ao seu ensino na Guiné-Bissau, enquanto país multilingue, assim como o valor de línguas maternas dos alunos na aprendizagem. Em relação à pesquisa empírica, aplicamos o inquérito por questionário aos 16 alunos de ensino secundário (liceus de Bissau) e 06 professores com vista a captar as suas perceções sobre a presença (ou ausência) do multilinguismo no currículo e na prática pedagógica. A análise interpretativa dos inquéritos aponta para uma falta de valorização de línguas maternas no currículo e um distanciamento entre a língua do quotidiano e a língua de alfabetização (escola). Este fato tem contribuído para o insucesso escolar dos alunos, uma vez que a maioria continua a ter dificuldade em língua portuguesa, enquanto língua de ensino. Com efeito, concluímos que o currículo guineense não reflete a realidade multilingue e multicultural dos alunos, o que contribui, de certa forma, no fracasso para as suas aprendizagens. Por isso, é necessário um currículo atualizado que reconheça as identidades locais, construído a partir de diversas realidades culturais, étnicas e linguísticas.
The present research under the theme "Multilingualism and multiculturalism in the daily life of Guinea-Bissau: the response of the curriculum in the national education system", aims to analyse how the curriculum responds to the situation of multilingualism present in the daily life of the Guinean. The school curriculum is an essential element to understand the organization of a society and its development. This research seeks to understand the sociolinguistic configuration of the country, to record how the Portuguese language coexists as an official language with the various languages in everyday life and in the public space and to observe and record the fields and levels of coexistence of these languages/cultures in presence. To carry out this study, we used a qualitative methodology with an interpretive, descriptive and analytical approach. Based on the documental analysis, we conclude that although the Portuguese language is an official language and the language of Guinean education, it still presents great difficulties regarding its spontaneous use, so we seek to bring some reflections and recommendations on the care that should be taken in relation to its teaching in Guinea-Bissau, as a multilingual country, as well as the value of students' mother tongues in learning. Regarding the empirical research, we applied the questionnaire survey to 16 secondary school students (Bissau high schools) and 6 teachers in order to capture their perceptions about the presence (or absence) of multilingualism in the curriculum and pedagogical practice. The interpretative analysis of the surveys points to a lack of appreciation of mother tongues in the curriculum and a distance between the language of everyday life and the language of literacy (school). This fact has contributed to the school failure of students, since most continue to have difficulty in the Portuguese language, as the language of instruction. In fact, we conclude that the Guinean curriculum does not reflect the multilingual and multicultural reality of students, which contributes, in a way, to the failure of their learning. Therefore, an updated curriculum is needed, which recognizes local identities, built from different cultural, ethnic and linguistic realities.
URI: http://hdl.handle.net/10362/189200
Designação: Mestrado em Português como Língua Segunda e Estrangeira
Aparece nas colecções:FCSH: DEPOR - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Mestrado_Mussa_Mané.pdf1,49 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.