Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/10362/189133| Título: | Periguetagem no Pagode Baiano: Raça, Gênero e Sexualidade |
| Autor: | Castro, Fabiana Leonel de |
| Orientador: | Silva, Maria dos Anjos Cardeira da |
| Palavras-chave: | Gênero Gender Raça Race Sexualidade Sexuality Agência Agency Performance |
| Data de Defesa: | 7-Mar-2025 |
| Resumo: | Essa tese centra-se na exploração de um discurso/performance das mulheres no contexto do
Pagode Baiano, um gênero musical e cultural profundamente enraizado na vida social e cultural
de Salvador, Bahia, Brasil. Busco entender como as mulheres, predominantemente negras e
frequentemente categorizadas como periguetes, elaboram definições de si mesmas em um
ambiente frequentemente moldado por perspetivas externas. O Pagode Baiano, além de ser
uma expressão artística, atua como um espaço social significativo, especialmente para a
juventude de Salvador. Neste contexto, o gênero musical torna-se um terreno fértil para a
elaboração e reificação de discursos sobre sexualidades. Esses discursos podem ser moldados
por demandas específicas e estereótipos relacionados às mulheres negras, que não são apenas
o público maioritário, mas também agentes ativas nesse cenário. Esta agência é articulada
através de performances que tanto podem perpetuar quanto subverter as expectativas
normativas associadas às mesmas. A pesquisa utiliza as categorias de agência e
interseccionalidade para compreender como essas mulheres negociam com estereótipos e
rótulos impostos. Interseccionalidade, neste caso, refere-se à maneira como diferentes
aspetos da identidade das mulheres, como raça, gênero, idade, classe social e etc, se cruzam e
influenciam suas experiências e perceções dentro do Pagode Baiano. A pesquisa observa
como essas mulheres utilizam estratégias de negociação com os estereótipos sexuais
impostos a elas, buscando obter alguns benefícios e mantendo uma auto preservação e assim
revelando uma agência que não necessariamente disruptiva. Por fim, a pesquisa argumenta
que o conjunto de práticas, códigos de conduta e performances adotados pelas mulheres
no Pagode Baiano constituem uma performance cultural compartilhada, periguetagem, que
é fundamental para a compreensão da dinâmica social e cultural desse gênero musical. Com
isso revelou-se a natureza performativa das identificações e a capacidade de subjetividades
marginalizadas negociarem dentro das estruturas em que estão inseridas. A metodologia
adotada nesta pesquisa incluiu uma combinação de observação participante, entrevistas em
profundidade, diálogos informais enquanto as acompanhava às festas e captura de imagens
para o vídeo que compõe a discussão da tese. Assim, o exercício foi de contribuir para os
estudos antropológicos sobre as interseções de gênero, raça, sexualidades, idade e situação
econômica ao apresentar como as mulheres negras no Pagode Baiano podem exercer uma
agência em meio a uma complexa rede de poder e representação. This thesis focuses on exploring women's speech/performance in the context of Pagode Baiano, a musical and cultural genre deeply rooted in the social and cultural life of Salvador, Bahia, Brazil. I seek to understand how women, predominantly black and often categorized as "periguetes", develop definitions of themselves in an environment often shaped by external perspectives. The Pagode Baiano, in addition to being an artistic expression, acts as a significant social space, especially for the youth of Salvador. In this context, the musical genre becomes fertile ground for the elaboration and reification of discourses about sexualities. These discourses can be shaped by specific demands and stereotypes related to black women, who are not only most of the audience, but also active agents in this scenario. This operation is articulated through performance that can either perpetuate or subvert the normative expectations associated with them. The research uses the categories of intersectionality and agency to understand how these women negotiate imposed stereotypes and labels. Intersectionality, in this case, refers to the way in which different aspects of women's identities, such as race, gender and social class, intersect and influence their experiences and perceptions within Pagode Baiano. The study also addresses how these women use negotiation strategies with the sexual stereotypes imposed on them, seeking to obtain some benefits while maintaining self-preservation and thus revealing an action that is not necessarily disruptive. Finally, the research argues that the set of practices, codes of conduct and performances adopted by women at Pagode Baiano constitute a shared cultural performance, “periguetagem”, which is fundamental to understanding the social and cultural dynamics of this musical genre. This revealed the performative nature of identifications and the capacity of marginalized subjectivities to negotiate within the structures in which they are inserted. The methodology adopted in this research included a combination of participant observation, in-depth interviews, informal dialogues while accompanying them to parties and capturing images for the video that makes up the thesis discussion. Thus, the exercise was to contribute to anthropological studies on the intersections of gender, race, sexualities, age, and economic situation by presenting how black women in Pagode Baiano can exercise agency within a complex network of power and representation. |
| URI: | http://hdl.handle.net/10362/189133 |
| Designação: | Doutoramento em Antropologia, especialidade em Políticas e Imagens da Cultura e Museologia |
| Aparece nas colecções: | FCSH: DCC - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
| Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| Doutoramento_Fabiana_Leonel_Castro.pdf | 20,09 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir Acesso Restrito. Solicitar cópia ao autor! |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.











