Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10362/189034
Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMira, Ana-
dc.contributor.advisorNovak, Jelena-
dc.contributor.authorSalema, Francisca de Barros Baptista Roquete-
dc.date.accessioned2025-10-06T15:09:54Z-
dc.date.available2025-10-06T15:09:54Z-
dc.date.issued2025-06-27-
dc.date.submitted2025-05-09-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10362/189034-
dc.description.abstractO presente trabalho de projeto constrói uma constelação autoteórica de relações entre a voz e o luto, onde a canção se propõe como seu veículo material, criativo, poético e narrativo, assim como lugar de potência político-afetiva para a sua expressão e transformação. Através de uma metodologia inter e transdisciplinar, ancorada nos movimentos de desconstrução e reconfiguração, este projeto constitui-se como um trabalho de luto e de escrita que convida a(s) voz(es) a (res)soar, a resistir e a renderse enquanto matéria relacional entre-corpos, que conjura o traço do outro na reelaboração e reencenação performativa da perda. Na sua travessia crítica, e a par de uma continuada prática de escrita, composição e performance de canções, desdobramse possibilidades de entender o luto e a voz enquanto processos relacionais e transformativos, ancorados na experiência do corpo e de uma subjetividade encorporada coletivamente constituída.pt_PT
dc.description.abstractThe present research and creation project builds an autotheoretical constellation of relationships between voice and grief, where the song presents itself as its material, creative, poetic, and narrative vehicle, as well as a site of political-affective potency for its expression and transformation. Through an inter- and transdisciplinary methodology, anchored in movements of deconstruction and reconfiguration, it constitutes itself as a work of mourning and writing which calls for the voice(s) to resonate, to resist, and to surrender as relational matter between-bodies—conjuring the trace of the other in the performative re-elaboration and reenactment of loss. In its critical journey, alongside a continuous practice of writing, composing and performing songs, possibilities unfold for an understanding of grief and voice as relational and transformative processes, grounded in bodily experience and a collectively constituted embodied subjectivity.pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectVozpt_PT
dc.subjectVoicept_PT
dc.subjectLutopt_PT
dc.subjectGriefpt_PT
dc.subjectCançãopt_PT
dc.subjectSongpt_PT
dc.subjectAutoteoriapt_PT
dc.subjectAutotheorypt_PT
dc.subjectEscrevidapt_PT
dc.subjectLife-writingpt_PT
dc.subjectPráticapt_PT
dc.subjectPracticept_PT
dc.subjectPerformancept_PT
dc.subjectEmbodimentpt_PT
dc.subjectEncorporaçãopt_PT
dc.subjectRelationalitypt_PT
dc.subjectRelacionalidadept_PT
dc.subjectTracept_PT
dc.subjectTraçopt_PT
dc.subjectDeconstructionpt_PT
dc.subjectDesconstruçãopt_PT
dc.subjectTransformationpt_PT
dc.subjectTransformaçãopt_PT
dc.subjectAffectpt_PT
dc.titleVoz, luto e canções: escrever e cantar “para e contra corpos que morrem”pt_PT
dc.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Estética e Estudos Artísticos, especialização em Artes e Culturas Políticaspt_PT
dc.identifier.tid203973410pt_PT
dc.subject.fosDomínio/Área Científica::Humanidades::Artespt_PT
dc.subject.fosDomínio/Área Científica::Humanidades::Filosofia, Ética e Religiãopt_PT
Aparece nas colecções:FCSH: DF - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Mestrado_Francisca_Roquete_Salema.pdf2,05 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.