Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10362/188512
Título: Ensino de Provérbios Portugueses em aulas de PLE na China
Autor: Liu, Shufang
Orientador: Monteiro, Maria do Rosário Cortez Ventura Frade Ferreira
Palavras-chave: Provérbios portugueses
Portuguese proverbs
Ensino de PLE
PLE teaching
Ensino de provérbios
Teaching of proverbs
Materiais didáticos
Didactic material
Data de Defesa: 18-Jun-2025
Resumo: Como cristalização da cultura e da sabedoria do povo de um país, os provérbios são um caso particular de criação oral popular que reflete a relação entre língua e cultura. Muitas vezes capaz de expressar significados autênticos através de uma linguagem simples. Nas aulas de português ministradas em Portugal é comum que os professores utilizem provérbios para introduzir ou esclarecer o conteúdo, dado que tais expressões fazem parte do discurso quotidiano e cultural da língua portuguesa. No entanto, estudantes chineses enfrentam dificuldades para compreender essas expressões, uma vez que são culturalmente distantes e muitas vezes não são ensinadas de forma sistemática durante a licenciatura. Essa lacuna no currículo impacta na eficácia da aprendizagem e na compreensão dos estudantes, especialmente em contextos em que o domínio dessas expressões é essencial para a plena apreensão do conteúdo ministrado. Este trabalho tem como objetivo melhorar o ensino de provérbios portugueses em aulas de PLE na China, por meio da proposta de atividades e sugestões de materiais didáticos. O trabalho está estruturado em quatro eixos principais: primeiro, uma análise de provérbios portugueses; segundo, uma avaliação do estado atual do ensino de português na China, e terceiro, destaca a importância do ensino de provérbios em português e a carência desse tipo de abordagem, analisa questionários aplicados aos alunos para investigar suas perceções e experiências. No final, aborda a análise de materiais didáticos existentes e apresenta propostas para o ensino de provérbios portugueses, incluindo atividades. A conclusão aponta para a necessidade de enfatizar o valor de incluir provérbios no ensino do PLE.
As crystallizations of a country's culture and popular wisdom, proverbs are a special form of popular oral creation that reflects the relationship between language and culture. They are often capable of conveying authentic meanings through simple language. In Portuguese language classes taught in Portugal, it is common for teachers to use proverbs to introduce or clarify content, as these expressions are part of everyday discourse and the cultural fabric of the Portuguese language. However, Chinese students face difficulties in understanding these expressions, as they are culturally distant and are often not taught systematically during their undergraduate studies. This gap in the curriculum affects learning effectiveness and student comprehension, especially in contexts where mastering these expressions is essential for a full grasp of the material. This study aims to improve the teaching of Portuguese proverbs in Portuguese as Foreign Language classes in China by proposing activities and suggesting didactic materials. The study is structured around four main axes: first, an analysis of Portuguese proverbs; second, an assessment of the current state of Portuguese language teaching in China; third, a discussion on the importance of teaching Portuguese proverbs and the lack of such an approach, including an analysis of questionnaires administered to students to investigate their perceptions and experiences. Finally, it analyzes existing didactic materials and presents a proposal for teaching Portuguese proverbs, including activities. The conclusion highlights the need to emphasize the value of incorporating proverbs into PLE teaching.
URI: http://hdl.handle.net/10362/188512
Designação: Mestrado em Português como Língua Segunda e Estrangeira
Aparece nas colecções:FCSH: DEPOR - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Mestrado_Liu_Shufang_vcm.pdf1,54 MBAdobe PDFVer/Abrir    Acesso Restrito. Solicitar cópia ao autor!


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.